Grande ideia

Piá de 14 anos, aluno do Colégio da PM, lança livro com dicas de segurança para jovens

SESP

Um livro de 120 páginas lançado pelo aluno do Colégio da Polícia Militar do Paraná Weiky Santos, 14 anos, é motivo de orgulho para a família dele e para a instituição de ensino. O tema geral abordado pelo adolescente é a segurança e os dez capítulos da obra tratam de diversos assuntos como abuso sexual, perigos na internet, bullying, drogas e o que fazer se der vontade de fugir de casa.

Weiky é filho do soldado da Polícia Militar Wanderley Rodrigues dos Santos e até chegar a escrever um livro a família conta que o adolescente começou a participar de palestras e eventos aos 9 anos, quando também resolveu produzir conteúdo para o próprio canal no YouTube e, mais tarde, para outras redes sociais. O livro se chama “Uma ideia de segurança” e tem a foto do jovem na capa.

+ Leia mais: Ainda com dúvidas? Veja o que PODE e o que NÃO PODE funcionar em Curitiba sábado e domingo

O pai diz que o filho acompanhou seus passos, se interessando e querendo falar sobre temas que envolvem segurança. “Foi se desenvolvendo, fazendo vídeos e, agora, o livro. É um orgulho imenso saber que ele se inspira em mim e em outros policiais”, diz o soldado Wanderley.

Além dos conhecimentos adquiridos nos cinco anos como Youtuber e das orientações do pai, para finalizar o livro Weiky contou com a colaboração de profissionais da Segurança Pública, como a delegada Iara Laurek Dechiche e o policial civil Nelson Venânico, da psicologia, da medicina, da imprensa e da advocacia.

+ Veja também: Você esta seguro no seu bairro? Veja como estão os casos da covid-19 na vizinhança

“Eu falei com alguns profissionais, que concordaram com a ideia de me ajudar. São pessoas da área, que têm experiência”, disse o adolescente. A ideia de escrever o livro surgiu há cerca de três anos e, neste tempo, ele aproveitou para aprender ainda mais e definir o que abordaria.

Em um capítulo que trata sobre a família, Weiky escreve sobre a importância de escutar os pais e entendê-los, e vice-versa. “Uma boa base familiar é essencial, é tudo. Falo sobre convivência familiar”, diz ele.

O assunto mais desafiador foi o bullying. “Precisei estudar, pesquisar e entender bastante”, explica.  Outro assunto é o abuso sexual infantil. O adolescente relembra a importância de os pais estarem sempre atentos às mudanças no comportamento dos filhos e diz que, para escrever, ele usou casos noticiados nos mais diversos veículos de comunicação.  “Mostro várias formas de a criança denunciar este crime, para que ela possa escolher. Se a criança é mais tímida, por exemplo, mostrei a forma da carta, porque é mais fácil”, firma Weiky

No livro, Weiky ainda faz questão de destacar que a decisão usar ou não usar drogas cabe a cada pessoa, assim como a importância de escolher bem as amizades. Para a mãe, Grecilaine Cândido dos Santos, o adolescente sempre surpreende. “Ele se supera, era tímido, não gostava nem de apresentar trabalhos de escola e, de repente, começou a lançar o canal no YouTube, para dar dicas de segurança para crianças. Com isso, a timidez foi ficando de lado e, hoje, até palestra ele chega a dar”, orgulha-se.

Para mais detalhes sobre o livro, o contato do Colégio da Polícia Militar é o (41) 3314-8050.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?