Mistério

Peixes mortos em lago assustam frequentadores do Parque Bacacheri

Foto: Colaboração/Joice Shiroma
Peixes mortos chamaram a atenção dos frequentadores do Parque Bacacheri. Foto: Colaboração/Joice Shiroma

Peixes mortos chamaram a atenção de quem passava pelo Parque Bacacheri, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (1). Segundo os frequentadores, pelo menos 40 peixes estavam mortos ou agonizando na margem do lago.

A maquiadora Joice Shiroma, 30 anos, frequentadora do parque, afirma que os peixes mortos tiveram de ser retirados por funcionários da prefeitura em sacos de lixo. “Dei várias voltas em volta do lago e vi vários peixes pequenos na margem. Mas também tinham uns enormes, como carpas e tilápias. Eram muitos peixes mortos e o caminhão retirava em sacos e sacos”, aponta.

+ Leia mais: Após morte de ‘cãopanheiro’, cachorra do Bope emociona policiais em despedida

Segundo a frequentadora, a água do lago do Parque Bacacheri estava barrenta e muitos peixes de debatiam na parte mais rasa. “Nunca vi nada igual e acho que isso não é normal”, contou.

No início da tarde desta segunda, a situação no parque seguia a mesma: peixe mortos na margem do lago.

Falta de chuva

Além dos peixes mortos, muitos estavam a agonizando na margem do lago do Parque Bacacheri. Foto: Colaboração/Joice Shiroma
Além dos peixes mortos, muitos estavam a agonizando na margem do lago. Foto: Colaboração/Joice Shiroma

Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) confirma a mortalidade dos peixes no Parque Bacacheri. Uma equipe de biólogos do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, responsável pela fauna dos parques curitibanos, fará uma vistoria no parque ainda nesta segunda. A equipe vai coletar material de análise para tentar desvendar o que aconteceu com os peixes.

+ Leia mais: Irmão de Beto Richa diz que ‘não sabe’ por que foi preso na Lava Jato

Apesar da causa das mortes ainda ser desconhecida, a SMMA acredita que o motivo mais provável seja as condições climáticas de Curitiba. A falta de chuva durante o inverno – julho foi o mês mais seco na capital nos últimos 60 anos – seria a causa.

Sem chuva, a oxigenação da água do lago não se renova, causando a mortalidade dos animais. A SMMA informa que a morte de peixes é relativamente comum nesta época do ano. Mas que quando ocorre em grande proporção é preciso investiar. Em 2017, a falta de chuva causou a morte de peixes nos da Praça do Japão e do Parque São Lourenço.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Supermercado abre até meia-noite com ofertas especiais nesta segunda-feira