Projeto

Passagem de ônibus em Curitiba pode ter variação de preço por horário

Foto: Aniele Nascimento
Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei, enviado pela prefeitura, que estabelece cobrança de tarifa diferenciada no transporte coletivo, propondo uma flexibilização da atual legislação para permitir que o usuário pague valores diferentes de acordo com o horário das viagens.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Se aprovado, o município poderá fazer testes, em linhas experimentais, dos quais resultará a melhor forma de se aplicar o novo sistema em escala no transporte coletivo da capital. Uma vez implementada, os usuários poderão escolher as opções que julgam mais convenientes para seus deslocamentos.

Caso a proposta seja aprovada pelos vereadores, os valores a serem aplicados, horários, linhas e a data para início serão definidos por regulamentação específica.

+Leia também: Curitiba e região vão ganhar três novas delegacias pra substituir antigas unidades

Horário de pico

De acordo com a prefeitura, a proposta também tem o potencial de aliviar a pressão da frota nos horários de pico, com melhor distribuição do uso dos veículos ao longo do dia, diminuindo ociosidade da frota.

Fazendo a diferenciação da tarifa no horário entre picos e dentro de prazos estabelecidos (para um dia, uma semana ou um mês de uso), os passageiros poderão ter um leque bem maior de opções ao seu dispor.

Simuladores em autoescolas não serão mais obrigatórios. Aulas práticas vão diminuir