Passeio

Parques, bosques e portais conectam o visitante com as origens de Curitiba neste Dia do Imigrante

Bosque do Alemão, em Curitiba, é uma opção de passeio bem legal
Bosque do Alemão é um espaço verde que convida adultos e crianças a pro imaginário construído a partir da herança dos imigrantes alemães. Foto: Prefeitura de Curitiba.

O Dia do Imigrante celebrado neste sábado (25) reforça as raizes de Curitiba com suas atrações entre memoriais, portais e parques que resgatam e preservam a variada história da imigração na capital.

Que tal aproveitar o dia – antes que esfrie – para visitar os locais que se destacam pela beleza e acolhimento em Curitiba? E que são carregados de história?

+ Leia mais: Sem água! Conserto de adutora da Sanepar afeta abastecimento em Curitiba e RMC

Portal de Santa Felicidade – Na entrada do bairro nascido da forte presença italiana na cidade, o monumento reúne elementos que sintetizam as primeiras construções locais. Ele também sinaliza para o extenso roteiro gastronômico de Santa Felicidade, formado por restaurantes que baseiam seu cardápio na herança culinária da etnia. A partir deste ano, o portal conta com iluminação cênica temática.

portal de santa felicidade

Memorial Ucraniano – Uma das mais importantes reservas naturais da cidade, o Parque Tingui, entre os bairros Santa Felicidade e Pilarzinho, reúne exemplares da fauna e da flora regional e celebra três etnias: a indígena, que dá nome ao local; a ucraniana, com portal e o memorial inspirado na capela cristã ortodoxa e que é usada para eventos culturais; e a Praça Brasil 500 anos, reverência à chegada dos portugueses ao Brasil.

+Viu essa? Curitibanices Fake: Carne de onça, Portal de Santa Felicidade e prédio que gira; Veja coisas que não são o que parecem!

Memorial Ucraniano no bairro Pilarzinho em Curitiba. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/ Arquivo

Memorial Árabe – Situado na região central, é uma edificação em forma de cubo e rodeada por um espelho d’água. Elementos da fachada remetem à arquitetura mourisca e à cultura do Oriente Médio. Dentro do prédio, uma biblioteca homenageia o escritor Gibran Khalil Gibran. O espaço tem um vizinho importante: o Passeio Público, primeiro parque da cidade.

LEIA TAMBÉM:

>> Curitiba abre seleção PSS para contratar 500 profissionais de enfermagem

>> Jovem morre em grave acidente de moto na Praça do Japão em Curitiba

Memorial da Imigração Polonesa – Também conhecido como Bosque do Papa, por homenagear o ex-pontífice João Paulo II, o local guarda um pedaço da herança trazida pelos primeiros imigrantes poloneses –  que tornaram a influência polonesa um dos mais fortes traços formadores da cidade. O Memorial fica logo após o Portal Polonês e guarda réplicas de casas, móveis, instrumentos e trajes típicos. Fica no Centro Cívico, bairro onde funcionam os Três Poderes.

Bosque do Alemão – Um instigante espaço verde convida adultos e crianças a mergulharem no imaginário construído a partir da herança dos imigrantes alemães. Nele é possível visitar o Oratório de Bach, sala de recitais em forma de igreja neogótica que homenageia o compositor erudito; admirar a massa verde a partir da Torre dos Filósofos; percorrer o Caminho do Conto e conhecer a história de João e Maria; e admirar a réplica da fachada da Casa Mila, construção representativa da arquitetura germânica. A Casa Encantada, onde bruxas recebem crianças para tardes de contação de histórias, passa por revitalização e será aberta no segundo semestre.

Portal Africano – Situado na Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho, o local conta com um portal, colunas representativas de cada país africano e o mapa continental formado por um mosaico de pedras. O conjunto homenageia a etnia que também ajudou a formar a cultura do povo brasileiro e o líder quilombola pernambucano Zumbi dos Palmares.

Endereços

  • Portal de Santa Felicidade: Av. Manoel Ribas, entre Mercês e Santa Felicidade
  • Bosque do Papa: Rua Euclides Bandeira, 1200, Centro Cívico
  • Bosque do Alemão: Rua Nicolo Paganini esquina com Franz Schubert, Vista Alegre
  • Memorial Árabe: Praça Gibran Khalil Gibran, Centro
  • Parque Tingui: Av. Fredolin Wolf, 1805
  • Praça Zumbi dos Palmares: Rua Lothário Boutin, 289, Pinheirinho
Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro