Tecnologia

Parque Tingui e Lago Azul terão sistema inteligente de iluminação

Mais dois parques de Curitiba – Tingui e Lago Azul – começam a ser beneficiados por ações do Plano de Iluminação Pública lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em 2015. O investimento na aquisição de material e implantação da nova iluminação nos dois parques é de aproximadamente R$ 1,29 milhão e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em cinco meses. Os parques vão contar com sistema inteligente de controle de potência na iluminação pública, através de dimerização das lâmpadas LED, que tem como objetivo final diminuir o consumo de energia.

Os serviços preliminares como escavações para tubulações já iniciaram nos dois parques, que vão ficar mais iluminados e mais seguros. “O Plano de Iluminação Pública de Curitiba está em execução e com projetos atendendo todas as regionais de Curitiba. São ruas, praças e parques que estão recebendo nova iluminação, o que incentiva a ocupação desses espaços pela população”, disse o secretário de Obras Públicas do município, Sérgio Antoniasse.

O uso de dimerizadores – que são dispositivos para controlar a quantidade de energia que é enviada para a lâmpada, gerando maior ou menor luminosidade – vai permitir, em horários de pouco movimento nos parques, a redução da potência das lâmpadas LED e economizar energia. “O estudo luminotécnico e de eficiência energética faz parte da visão inovadora da gestão do departamento de iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas”, comentou o diretor Fabio Ribeiro de Camargo.

O Parque Tingui terá seu sistema de iluminação modernizado com a troca de postes de iluminação, luminárias e cabeamento subterrâneo. Para dar mais comodidade aos usuários, serão instaladas 246 luminárias de modelo viário para pistas de caminhada, dotadas com lâmpadas LED de 60 watts e também dez refletores e oito projetores com lâmpadas LED para ressaltar a iluminação cênica em pontos específicos.

O Tingui é um dos parques de Curitiba que mais recebe visitantes, principalmente nos finais de semana. Disponibiliza aos turistas e moradores da cidade pista de caminhada, ciclovia além de equipamentos públicos como churrasqueiras, canchas de futebol, parquinho, sanitários e estacionamento. Tudo envolto por mata nativa. O Parque Tingui também abriga o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições.

Lago Azul

O Parque Lago Azul, situado no Umbará, também receberá melhorias em seu sistema de iluminação. No local, a Prefeitura vai instalar 135 luminárias decorativas dotadas com lâmpadas LED (sendo 81 lâmpadas com 40 watts de potência e outras 54 com 60 watts) e também a implantação de um poste de concreto com luminárias em pétalas e lâmpadas LED.

O Lago Azul está situado na região sul do município, na Rua Colomba de Merlin, perto da Igreja do Umbará. Era uma antiga propriedade particular que se transformou em parque com diversas atrações para seus visitantes. A casa de madeira que era a sede da propriedade foi transformada em bistrô e o antigo moinho de milho também é uma das atrações juntamente com o mirante de madeira que dá vista geral do lago. O parque está equipado com mesa e brinquedos de troncos, bancos de madeira, cancha de futebol de areia e de grama, cancha de voley, bistrô, sanitários, chafariz, portal, churrasqueira, parque de diversões, mirante, estacionamento, deck entre outros.

O responsável pelo acompanhamento das obras de revitalização da Iluminação pública nos dois parques públicos é o engenheiro Rudolfo Runcos.

Projeto

A revitalização de Iluminação Pública em parques e praças está inserida no novo plano de Ilumina&cced,il;ão Pública de Curitiba que está em execução desde o ano passado.

O Parque São Lourenco, por exemplo, foi um projeto piloto, sendo o primeiro parque da cidade a receber sistema de iluminação inteligente ainda me 2015. “O São Lourenço recebeu estudos técnicos com base na fotometria das luminárias associadas com o tipo de utilização do local pela população e assim conseguimos estabelecer um sistema de iluminação inteligente”, afirmou Ribeiro.

Os parques Tanguá e Barigui também foram beneficiados com melhorias na iluminação pública assim como diversas praças das regionais de Curitiba. Destaque para as praças da Vila Nossa Senhora da Luz (CIC). Em breve outros espaços públicos também receberão significativas melhorias na iluminação pública. Entre eles o Jardim Botânico, Praça Oswaldo Cruz, Praça do Redentor, Piazza San Marco, Praça Colonização Menonita, Praça Brigadeiro Eppinghaus, Parque Atuba e Praça Abílio de Abreu.