Questão de identidade!

Paraná têm recorde de mudança de nome e sexo em cartórios em 2022

Carteira de identidade brasileira
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil.

Os cartórios do Paraná registraram recorde de mudança de nome e gênero da população trans em 2022. Foi verificado um aumento de 162% se comparado a 2021, sem a necessidade de procedimento judicial e nem cirurgia de redesignação sexual.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que reúne todos os 7.741 cartórios de registro civil do Brasil, presentes em todos os municípios e distritos do país, no ano passado foram realizados 207 procedimentos de alteração de gênero no Paraná, número 162% maior que o verificado em 2021, quando ocorreram 79 mudanças. Se comparado ao primeiro ano do procedimento (2018), quando foram 83 atos, o crescimento é de quase 150%.

Do total de atos realizados em 2022, 48,3% se referem a pessoas que mudaram seu gênero de feminino para masculino, enquanto 45,4% mudaram o sexo de masculino para feminino, uma proporção que vem se mantendo ao longo dos anos. Já 6,3% mudaram o gênero, mas não realizaram a mudança do nome, uma vez que é opcional.

“É por meio do registro civil que determinados grupos da sociedade, como neste caso da população trans, saem da invisibilidade. Conferir dignidade à pessoa humana está no cerne do registro civil e mais uma vez, os cartórios se mostram entes participativos neste processo de mudança, com um número recorde de alterações de nome e gênero feito diretamente nos cartórios”, destaca Mateus Afonso Vido da Silva, presidente Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR).

O número é recorde no Brasil desde que a alteração passou a ser realizada diretamente em cartório de registro civil, em 2018, ano em que uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e regulamentada pelo Provimento nº 73 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permitiu a realização do procedimento pela chamada via extrajudicial, sem a necessidade de processo, advogado ou decisão judicial.

Como fazer?

Para orientar os interessados em realizar a alteração, a Arpen-Brasil editou uma Cartilha Nacional sobre a Mudança de Nome e Gênero em Cartório. Para realizar o processo é necessário a apresentação de todos os documentos pessoais, comprovante de endereço e as certidões dos distribuidores cíveis, criminais estaduais e federais do local de residência dos últimos cinco anos, bem como das certidões de execução criminal estadual e federal, dos Tabelionatos de Protesto e da Justiça do Trabalho. Na sequência, o oficial de registro deve realizar uma entrevista com o (a) interessado.

“Trata-se de um documento prático, com instruções detalhadas que podem auxiliar as pessoas a realizarem o procedimento direto em Cartório, sem a necessidade de ação judicial ou gastos adicionais com advogados e custas”, explicou Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen/BR.

Eventuais apontamentos nas certidões não impedem a realização do ato, cabendo ao Cartório de Registro Civil comunicar o órgão competente sobre a mudança de nome e sexo, assim como aos demais órgãos de identificação sobre a alteração realizada no registro de nascimento. A emissão dos demais documentos deve ser solicitada pelo (a) interessado (a) diretamente ao órgão competente por sua emissão. Não há necessidade de apresentação de laudos médicos e nem é preciso passar por avaliação de médico ou psicólogo.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.