A gigante chinesa BYD, fabricante de carros elétricos e demais modalidades de veículos, pode ter uma fábrica no Paraná. A instalação de uma futura unidade da multinacional chinesa BYD no Paraná foi discutida nesta terça-feira (10) em reunião entre o vice-governador Darci Piana e o presidente da empresa, Tyler Li, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Você pode conhecer em detalhes a loja da BYD em Curitiba, inaugurada em agosto de 2022.

continua após a publicidade

O grupo, que já atua no Brasil, inclusive com loja em Curitiba, pretende instalar uma nova fábrica de veículos elétricos no País e, segundo o governo, o Paraná é cotado para sediar esta unidade de produção de controladores e motores para esta frota.

SUV da marca tem interior luxuoso. Foto: Arquivo/Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

“A BYD é uma das maiores multinacionais do mundo, que já tem operações no Brasil, inclusive no Paraná, e que agora avalia trazer outros investimentos ao Estado, e toda a estrutura que eles são capazes de produzir”, explicou o vice-governador Darci Piana. “Estamos em diálogo com a empresa e vamos dar continuidade às tratativas para conseguir oficializar sua instalação no Estado”.

O tema já havia sido abordado quando representantes da empresa fizeram uma primeira visita e demonstraram interesse em uma planta em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde ficava a indústria Sttelantis, que fabricava motores para a Fiat.

continua após a publicidade

“Conhecemos o Paraná há muito tempo, temos um escritório aqui e temos grandes possibilidades de investir no Estado. Recebemos algumas informações da Sttelantis, vamos apresentá-las para nosso time técnico da China, que vem para cá em fevereiro fazer uma visita na fábrica para avaliar as condições e as possibilidades na unidade produtiva. Em março daremos um feedback”, afirmou o presidente da BYD, Tyler Li.

BYD (Build Your Dreams)

A empresa chinesa é líder global em quatro grandes indústrias: eletrônica, automobilística, energia limpa e trânsito ferroviário. Conta com mais de 290 mil funcionários espalhados em 30 parques industriais ao redor do mundo. Somente em 2021, a companhia teve faturamento de US$ 35 bilhões, com taxa de crescimento anual de 55%.

continua após a publicidade

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destacou a abrangência de produtos fabricados pela companhia. “A BYD não é só carros elétricos e painéis fotovoltaicos, mas vai muito além e fabrica uma gama de componentes eletrônicos”, disse. “Para nós, é importante abrir as portas do Paraná para uma indústria desse porte. Queremos transformar o Estado na vitrine da BYD no Brasil e na América Latina”.

O grupo chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Hoje conta com mais uma unidade no mesmo município e outra em Manaus (AM), dedicadas à fabricação de outros produtos.

Você já viu essas?

Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.