Segurança Pública

Paraná é destaque mundial com inovação da Polícia Científica

Foto: Divulgação/Matheus Pereira/PCIPR.

A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) entrou para o rol das instituições de vanguarda mundial ao recrutar peritos com formação em Geologia. A iniciativa inédita foi destaque no boletim da União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS-IFG), organização ligada à ONU e uma das mais respeitadas no campo das geociências.

O reconhecimento internacional coloca o trabalho paranaense como referência na aplicação da ciência para desvendar crimes. A geologia forense permite que especialistas analisem solos, minerais, rochas e sedimentos encontrados em cenas de crime, estabelecendo conexões cruciais entre vestígios, locais, suspeitos e vítimas.

“A geologia forense amplia significativamente a capacidade técnica da Polícia Científica. Esse reconhecimento mostra que estamos alinhados às práticas mais modernas de ciência aplicada à justiça”, destacou o diretor da PCIPR, Luiz Rodrigo Grochocki.

Segundo o documento da IUGS-IFG, a iniciativa paranaense fortalece toda a rede de geólogos forenses na América Latina. Com essa incorporação, o Paraná se consolida na vanguarda da ciência forense brasileira, elevando o patamar das investigações criminais e da justiça.

Ciências da Terra

A Geologia estuda o Planeta Terra em seus diversos aspectos: origem, composição, estrutura, evolução e processos internos e externos. Na criminalística, essa ciência tradicionalmente aplicada em mineração e engenharia ganha papel fundamental para investigar crimes ambientais, econômicos e analisar microvestígios em locais de crime.

“Assim como o DNA ou as impressões digitais, vestígios de solo constituem uma assinatura única e podem fornecer informações de rastreabilidade, ligando pessoas ou objetos a lugares ou ambientes específicos”, explica o técnico de Perícia Oficial da PCIPR Matheus Pereira Nogueira e Silva.

IUGS — A União Internacional de Ciências Geológicas é uma organização científica vinculada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), agência especializada da ONU com sede em Paris. Fundada em 1961, tem como objetivo contribuir para a paz e segurança no mundo, fomentando o desenvolvimento sustentável e harmonia social mediante princípios geoéticos.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna