saúde pública

Paraná completa dois anos sem mortes por dengue

Crédito: Fábio Motta
Crédito: Fábio Motta

O Paraná chegou à marca de dois anos sem mortes por dengue em abril. Segundo informações da Secretaria de Estados da Saúde (SESA), a última morte causada pela doença confirmada pelo órgão foi em abril de 2016. Foram 587 casos da doença entre 2017 e 2018, e nenhum óbito registrado.

A partir de agora o objetivo, segundo a secretaria, é reforçar a campanha de vacinação e promover ações de conscientização para evitar a proliferação da doença. Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, a redução é significativa no número de casos. “Saímos de uma epidemia de mais de 56 mil casos e 63 óbitos, entre 2015 e 2016, para 587 casos e nenhum óbito entre 2017 e 2018”.

Além das ações, o Paraná também está aplicando a terceira dose da vacina da dengue em 30 municípios. Iniciada no dia 20 de março, apenas 15% da população-alvo foi vacinada. O índice equivale a pouco mais de 17 mil pessoas vacinadas.

Cobertura

Enquanto algumas cidades do interior tem grande cobertura vacinal, como Cruzeiro do Sul (66%) e Santa Isabel do Ivaí (59%), as maiores cidades do estado tem índice de cobertura baixo, como Londrina, que tem 12% da população vacinada.

“Precisamos ressaltar a importância de tomar a vacina e se imunizar contra a dengue. Além da vacinação, também é importante manter os cuidados para evitar a presença do Aedes aegypti, não deixando recipientes com água parada que podem se tornar criadouros do mosquito”, afirmou a chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/parana/comeca-campanha-de-vacinacao-contra-a-dengue/