Contra o pacotaço!

Paralisação de servidores fecha escolas municipais de Curitiba

Uma das instituições fechadas nesta segunda-feira (12) é a Escola Municipal Madre Maria dos Anjos, no Novo Mundo. Foto: Gerson Klaina

Balanço apontado pela prefeitura de Curitiba na manhã desta segunda-feira (12), aponta que 273 das 391 unidades da rede municipal de ensino funcionam normalmente na manhã desta segunda-feira. Outras 32 fazem atendimento parcial e 86 unidades não funcionam. São 99 escolas e 19 centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com adesão ao movimento de paralisação.

Segundo o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), porém, 92 das 185 escolas da rede municipal estão fechadas nesta segunda. O sindicato não tem ainda o número de servidores que aderiram ao movimento.

O fechamento das unidades acontece por causa da greve feita por servidores municipais de Curitiba contrários ao Plano de Recuperação, apelidado de pacotaço, que está em discussão na Câmara Municipal e pode ser votado nesta semana.

Outras categorias

Nenhuma unidade de saúde foi fechada pelo movimento dos trabalhadores. Segundo a prefeitura, todas as unidades de saúde ou UPA’s funcionam normalmente. Até o momento apenas 67 servidores aderiram.

Guardas municipais também decidiram parar, mas até as 8h20 a reportagem não havia conseguido contato com o sindicato que os representa para saber o grau de adesão ao movimento.

Saiba mais sobre a situação nas escolas na live abaixo: