Orgulho LGBT

Parada da Diversidade chega à 17ª edição em Curitiba neste domingo

Foto: Pedro Serápio.

Em seu 17º ano, a Parada da Diversidade LGBT de Curitiba será realizada neste domingo (14), com concentração a partir das 11h na Praça da Mulher Nua (Praça 19 de Dezembro).

Às 14h30, os carros de som, seguidos da multidão, saem para a Avenida Cândido de Abreu pela Rua Inácio Lustosa, seguindo até a Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, onde serão realizados alguns shows a partir das 17h. A MC Mayara, que ganhou o título de Cidadã da Parada no ano passado, também participa este ano. A festa deve terminar por volta das 20h.

O tema deste ano é “E por Falar em Juventude…”, que lembra as pautas dos movimentos negro e estudantil. “Vamos levar as reivindicações dos estudantes, que ganharam força neste ano, principalmente no Paraná, e do movimento negro, que observa o extermínio da população jovem negra”, conta Igor Francisco, da comunicação da APADD (Associação Paranaense da Parada da Diversidade). Segundo relatório da CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens, divulgado neste ano, a cada 23 minutos, um jovem negro é vítima de homicídio no Brasil.

A primeiras paradas curitibanas foram realizadas por grupos independentes a partir de 1999 e, desde 2005, o evento é organizado pela APADD.

A estimativa, modesta porque muitos viajam durante o feriado prolongado, é atrair cerca de 20 mil pessoas nesta edição. Como em todo ano, são esperados participantes de cidades próxima, como Ponta Grossa, além de visitantes catarinenses representando Joinville e Florianópolis.