Na ponta do lápis

Pandemia muda perfil de curitibano no comércio de bairro: Só o essencial

Curitibanos buscam loja de ferragens, mas acabam comprando menos que antigamente.
Curitibanos buscam loja de ferragens, mas acabam comprando menos que antigamente. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Com curitibanos passando mais tempo em casa por causa da pandemia da covid-19 e também pelo home office, muitos aparelhos domésticos têm apresentado mais problemas. O problema, porém, é que a crise está fazendo com que o consumidor pense duas vezes antes de gastar, levando apenas o essencial para casa ou para um eventual reparo.

Com o aumento nos defeitos o trabalho nas lojas de artigos de ferragens, elétrica e hidráulica se tornaram cada vez mais úteis. No entanto, apesar da procura por produtos, o consumidor está tímido na hora da compra.

+Viu essa? Esquina movimentada no Boqueirão vai ganhar semáforos após povo meter bronca

A mudança do perfil do cliente é percebida nos estabelecimentos. Ao invés do cliente levar um ou mais produtos, a pessoa está comprando somente o necessário. Emerson Pilati, 42 anos, proprietário das Ferramentas Fermatti, no Pilarzinho, relata que essa alteração no dia a dia é de fácil percepção, pois a renda diminuiu, e todos só compram o necessário ou na emergência.

Mudança é de fácil percepção, pois a renda diminuiu, e todos só compram o necessário ou na emergência, disse o empresário Emerson Pilati à Tribuna.
Mudança é de fácil percepção, pois a renda diminuiu, e todos só compram o necessário ou na emergência, disse o empresário Emerson Pilati à Tribuna. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

“Alguns anos atrás o cliente levava uma lâmpada a mais ou mesmo algo que poderia usar. Agora ele chega, pede e se der leva. A vida do dono de comercio está muito complicada”, disse o responsável pela loja que irá completar 35 anos.

LEIA TAMBÉM:

>> Amortecedor estourado causa transferência de PM em Guaraqueçaba e revolta população

>> Supermercado de Curitiba faz feirão do emprego nesta quinta; são 50 vagas abertas

Aumento nos preços

Com a variação cambial e mesmo com a falta de insumos, produtos da área elétrica tiveram aumento no preço. Uma resistência de chuveiro, algo essencial para o bom funcionamento do produto, custa o dobro atualmente se comparado a dois anos atrás (Saiu de R$ 15 para R$30).

“A culpa não é do comerciante, pois não levamos lucro. Estamos aqui ainda, pois é uma loja familiar. Sabemos que se um mês não for bom, vamos melhorar no outro”, desabafou o comerciante.

+Viu essa? Policial de Curitiba famoso no Youtube por seguir suspeito de bicicleta pede demissão

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro