Esbanjando vitalidade

Paciente de 101 anos com simpatia nota mil emociona Hospital do Idoso de Curitiba

hospital do idoso
Foto: Eva Kendrick/Feas

Muito bom humor e simpatia de um paciente centenário cativaram a equipe do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, em Curitiba, onde o aposentado Enéas Galvão do Rio Apa, 101 anos, ficou internado por uma semana para tratar de uma infecção urinária. Ele recebeu alta na última quinta-feira (26).

Sorridente, Enéas chamou atenção pelas histórias que contou ao longo do internamento, como sua relação com a família Matarazzo, dona de antigo complexo industrial em Antonina, no Litoral do Paraná, sua cidade natal.

+ Leia mais: Curitiba amplia vacinação da gripe pra adultos de 40 a 49 anos e adolescentes

“Construíram muita coisa lá”, lembrou o paciente. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo foi desativado em 1972.

Já as belezas naturais de Antonina aproximaram Enéas de causas ambientais. Defensor do ecoturismo como alternativa sustentável, o aposentado ainda foi associado do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR).

“Eu só tenho 101 anos, mas ainda quero andar por aí”, anunciou ele. Após a alta na quinta, ele passou a ser acompanhado pelo programa Saúde em Casa, do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Vitalidade e gentileza

Viúvo e pai de quatro filhos, Enéas Galvão a equipe do hospital contou que ele se emocionou ao agradecer o atendimento no hospital, onde disse ter sido muito bem tratado. “Foi maravilhoso”, disse ele.

A filha Eneida do Rio Apa Dittrich também destacou a dedicação e o carinho da equipe na assistência ao pai. “Mudava a equipe, mas o tratamento era sempre o mesmo, com atenção e dedicação”, agradeceu.

LEIA TAMBÉM:

>> Dez bairros de Curitiba devem ficar sem água neste sábado. Saiba quais!

>> Dose de reforço de vacina contra Covid para adolescentes é recomendada pelo Ministério da Saúde

A equipe do hospital disse que também se sentiu grata pela convivência com um paciente tão peculiar. O impacto foi motivacional. “Conversar com ele me fez refletir sobre a minha própria história, o que conquistei e o que ainda posso conquistar”, observou a gerente de hospitalidade Eva Kendrick.

Pioneirismo

Pacientes com a idade de Enéas Galvão do Rio Apa não são incomuns no Hospital Municipal do Idoso, inaugurado há dez anos e pioneiro no Brasil no atendimento a pacientes com mais de 60 anos.

Em 2021, foram internadas 895 pessoas com mais de 80 anos no Hospital do Idoso. De janeiro a abril deste ano, o número de internações nesta faixa etária é próximo de 500. O índice de satisfação dos pacientes é de 98%.

O Hospital do Idoso e o programa Saúde em Casa são administrados pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da prefeitura de Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro