Afundou o crime

Operação no Litoral do Paraná apreende 1,2 tonelada de cocaína que seria enviada à Europa

Imagem mostra galões pretos cheios de cocaína.
Foto: Divulgação/Polícia Civil.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu 1,2 tonelada de cocaína em uma casa em Paranaguá, no Litoral do Estado, na manhã desta terça-feira (11/11). Segundo as investigações, a droga seria embarcada em navios com destino à Europa. A ação faz parte de uma operação para desarticular uma quadrilha envolvida com o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas de fogo.

Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados judiciais, sendo 17 de busca e apreensão, nove de prisão preventiva e nove de quebra de sigilo telefônico. A apreensão de mais de uma tonelada de cocaína representa um dos maiores golpes recentes contra o tráfico internacional no Litoral do Paraná. 

A investigação teve início em maio de 2024, a partir da análise de celulares apreendidos em operações anteriores. As mensagens trocadas por aplicativos revelaram o funcionamento do grupo criminoso, que negociava grandes carregamentos de cocaína com compradores nacionais e estrangeiros.

De acordo com a PCPR, o esquema possuía uma estrutura organizada, baseada em uma cadeia de informantes, intermediários e operadores logísticos. A quadrilha mantinha um galpão para armazenar os entorpecentes e utilizava veículos próprios para o transporte e a distribuição da droga até os pontos de embarque.

O delegado Thiago Andrade, responsável pela investigação, destacou que o grupo atuava de forma familiar. “Além disso, o líder do esquema montou uma empresa para lavar o dinheiro do tráfico e da venda de armas. Enquanto ele estava preso, quem gerenciava os negócios era o seu núcleo familiar, que incluía filho, esposa e até sua mãe”, afirmou.

Os mandados são cumpridos de forma simultânea em Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Irati, com apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do uso de cães farejadores.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna