A 43ª edição da Oficina de Música de Curitiba começa nesta quinta-feira (8/1), reunindo 1.600 alunos de 23 estados brasileiros e países como Paraguai, Suécia, Armênia e Argentina. O evento, que vai até 18 de janeiro, oferece uma variedade de cursos ministrados por professores de alto nível, abrangendo diferentes estilos musicais.

continua após a publicidade

Entre os destaques estão os cursos dedicados ao universo do samba, como Bateria de Blocos, Samba de Mesa, O Cavaquinho no Choro e Percussão e Bateria no Choro. Além disso, a Oficina inova com o curso ‘A Música para Sensibilização de Cuidadores de Idosos’, que demonstra como a arte pode ser uma ferramenta para melhor compreensão das necessidades dos idosos.

Outra novidade é o curso Asalato Voador, que apresenta um instrumento de origem africana e suas possibilidades rítmicas. A Oficina de Música de Curitiba, considerada o maior evento do gênero na América Latina, registrou um aumento de 42% nas inscrições em relação ao ano anterior.

A abertura oficial do evento acontece nesta quarta-feira (7/1), às 20h, com um concerto no Teatro Guaíra. As aulas serão realizadas nas instalações da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), parceira do evento.

continua após a publicidade

A Oficina de Música é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, contando com diversos apoiadores e patrocinadores, incluindo recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.