Conclusão em 18 meses

Obras de Juizados e de novo Fórum Criminal no antigo presídio do Ahú vão superar R$ 94 milhões

Foto: Felipe Rosa

As obras do Fórum Criminal e do Fórum dos Juizados Especiais do Centro Judiciário de Curitiba, localizado no antigo Presídio do Ahú, vão custar ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) R$ 94,5 milhões, valor oferecido pela empresa vencedora da licitação, MPD Engenharia Ltda, para a execução do contrato. De acordo com o site do tribunal, a execução deve começar ainda neste ano.

O presidente da corte, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, assinou na semana passada (3/10) o contrato com a empresa, que terá 12 meses para a construção do bloco do Fórum Criminal e 18 meses para a do bloco dos Juizados Especiais a recuperação da fachada do antigo Presídio do Ahú. As obras devem ocorrer concomitantemente. Desde janeiro deste ano funciona no local o Centro de Custódia de Curitiba.

A verba é oriunda do Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (Funrejus). O Fórum Criminal terá área construída de 15.994,72 m² e o Fórum dos Juizados Especiais área de 10.298,59 m².

Centro Judiciário

O antigo presídio do Ahú foi desocupado em 2006, com a transferência dos presos para penitenciárias de Piraquara e de São José dos Pinhais. Desde então começou um imbróglio sobre a construção de um novo centro judiciário da capital paranaense. Mais de um projeto foi idealizado, mas nenhum conseguia sair do papel. Um dos grandes motivos para demora é o fato de terrenos vizinhos ao presídio pertencerem ao INSS, que até estaria disposto a vender as áreas, contudo nunca se chegou a um consenso a respeito do valor de compra e venda.