enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Tá chegando!

O que esperar do inverno em Curitiba? Veja o que diz a previsão!

  • Por Gabriel Sawaf - em especial para a Gazeta do Povo
foto: Aniele Nascimento.

Dia 21 de junho, às 12h54. Este é o dia e o horário marcados para o início do inverno no Hemisfério Sul. As temperaturas baixas e as apostas sobre se irá nevar novamente em Curitiba sempre movimentam a época. Mas quem espera por vários dias frios pode reduzir suas expectativas. O inverno deve ser marcado por um período menor de temperaturas baixas e com maior presença de chuvas. E a neve? Não será dessa vez.

Isso ocorre por causa do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico, na região do Equador e interfere diretamente no clima do Brasil. “O El Niño está atuando no Brasil desde o começo do ano e ele dificulta a chegada de grandes massas de ar frio na região Sul”, explica a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim.

Frio

Apesar de menos intenso, o frio não deixará de dar as caras. Logo no começo da estação há previsão de queda acentuada na temperatura. Uma frente fria chega ao estado no final da próxima semana e depois virá uma massa de ar frio.

Em julho, o inverno ganha força. “Há previsão da chegada de massas de ar de frio durante esse mês”, afirma Josélia. Há previsão de geadas e podem chegar a Curitiba.

Só que quem espera por mais frio, já pode se decepcionar. “Será como se o inverno fosse encurtado a apenas o mês de julho”, destaca a meteorologista. Nos meses de agosto e setembro as temperaturas sobem e o tempo fica similar aos dias de outono.

Outro efeito do El Niño é o aumento da chuva. “Podemos esperar que o inverno em Curitiba tenha chuvas frequentes”, destaca Josélia. A expectativa é que julho e setembro sejam chuvosos, enquanto agosto seja mais seco.

A reportagem entrou em contato com o Simepar para saber qual a previsão para o inverno, mas as informações do órgão serão divulgadas somente na semana que vem.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Super Mário dirigindo Uber? Entenda essa loucura!

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

11 Comentários em "O que esperar do inverno em Curitiba? Veja o que diz a previsão!"


Eduardo wolfman
Eduardo wolfman
5 dias 10 horas atrás

Previsão do Simepar… Pode esperar que vai ser ao contrário…os caras não trocam as pilhas do radar e não acerta uma previsão kkk

Lutador Antifascista
Lutador Antifascista
5 dias 17 horas atrás

Se este inverno será mais chuvoso, então os níveis dos reservatórios não diminuirá o suficiente para acionarem as termelétricas e com isto a Aneel não terá desculpas para aumentar a bandeira tarifária para amarela, e nós do Sul e Sudeste não teremos que pagar energia consumida no Nordeste.

Evelyn Mello
Evelyn Mello
5 dias 16 horas atrás

Usinas eólicas têm recorde e atendem quase 100% da demanda no Nordeste, diz Abeeólica . 80 por cento das cerca de 6,6 mil turbinas eólicas instaladas no país está no Nordeste. Culpa da estocadora de ventos.

Lutador Antifascista
Lutador Antifascista
5 dias 14 horas atrás

Olha a profunda conhecedora de energia eólica… kkkkkkkk… Então se no Sul, Centro Oeste, Sudeste e Norte usamos praticamente só energia vinda de hidrelétricas e ainda temos energia eólica e fotovoltaica, e o Nordeste tem quase 100% da demanda fornecida por eólica e ainda tem hidrelétricas e…

Lutador Antifascista
Lutador Antifascista
5 dias 14 horas atrás

… e fotovoltaica, então, me explique senhora “expert” em energia, porque temos bandeiras tarifárias implantadas no país? Use sua arrogância para explicar, não me venha com dados falsos do tipo “quase 100% da demanda do Nordeste e feita pela energia eólica”, pois esta sua afirmação é MENTIROSA!!!

Evelyn Mello
Evelyn Mello
5 dias 6 horas atrás

Fonte: Reuters 21.08.2018

Lutador Antifascista
Lutador Antifascista
5 dias 13 horas atrás

Outro detalhe Evelyn, desde do governo Dilma está caindo o consumo de energia elétrica em todas as cinco regiões do Brasil e mesmo na crise econômica houve aumento de produção e transmissão de energia, então pergunto, porque temos bandeiras tarifárias se existe sobra de energia no Brasil?

Evelyn Mello
Evelyn Mello
5 dias 6 horas atrás

Se o Nordeste é autossuficiente isso é suficiente prá tirar a “culpa” de que: “Há o Nordeste me prejudica”. Outra coisa: conheço pessoas que moram no sul e passam o inverno no Nordeste. E são pessoas de posse (consomem mais, produzem mais lixo, etc…)

Mirtão Lopes
Mirtão Lopes
5 dias 17 horas atrás

Peteba contraditório detectado. Então privatize a Aneel e abra-se concocrrência para diminuir a tarifa. Ou então não reclame em “socializar” com a turminha vermelha do Nordeste. Por aí notas-se que a lavagem cerebral e o adestramento imposto pelo lulopetismo deu certo pois você otarrio, não sabe

Lutador Antifascista
Lutador Antifascista
5 dias 14 horas atrás

Cara você é tão MER-DA INÚTIL que nem discutir o assunto conseguiu fazer. Segundo o pensamento do teu macho fascista Bolsonaro, você é típico ASNO ÚTIL, serve nas eleições para apoiar outro ASNO, sem questionar, de cabeça bsixa, sem conhecimento e massegeando as bolas do chefe fascista… kkkkkkkkkk

Mirtão Lopes
Mirtão Lopes
5 dias 17 horas atrás

nem o que é, ou o que quer, ou no que pensa. Resumindo: Tú és um Asno Útil.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas