Número de crianças em creches de Curitiba é quase o dobro do nacional

Curitiba tem o maior percentual de crianças de 0 a 3 anos frequentando creches, entre as capitais com mais de 1 milhão de habitantes. A informação é do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com 1.751.907 de habitantes, a capital paranaense tem 39,48% de crianças de 0 a 3 anos freqüentando creches públicas e privadas. O número é quase o dobro da média brasileira, de 23,55%. A meta do governo federal até 2020 é que 50% das crianças de 0 a 3 anos estejam matriculadas em creches.

“Curitiba já tem quase 40% das crianças em creches, estamos próximos da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação”, diz o prefeito Luciano Ducci.

Entre as cidades de mesmo porte que Curitiba, Recifetem 35,56% das crianças de 0 a 3 anos frequentando creches; Porto Alegre, 30,53%; Belém, 22,24%; Manaus, 13,11%.

“A Prefeitura tem contribuído para que Curitiba se destaque entre as capitais”, diz o prefeito Luciano Ducci. “Em quatro anos, criamos quase dez mil vagas na educação infantil”, complementa o prefeito.

Integral – Curitiba também se destaca por oferecer atendimento em integral (8 horas ou mais) nas creches públicas para quase 100% das crianças. Vitória, que tem o maior percentual de crianças de 0 a 3 anos do Brasil em creches, oferece atendimento integral para apenas 0,6%.

“Além de oferecermos atendimento integral nos diferenciamos por ofertar atendimento de qualidade”, ressalta a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. “Em nossos Centros Municipais de Educação Infantil trabalham profissionais muito bem qualificados para desenvolver todas as potencialidades das crianças de zero a cinco anos”.
Mais vagas – Curitiba tem a maior frente de obras em creches dos últimos anos. Atualmente, estão em construção 15 CMEIs e duas unidades estão em ampliação.

Com novas obras, reformas, ampliações e otimização de espaços em escolas municipais, a Prefeitura criará aproximadamente 4,5 mil vagas em 2012. Além disso, a Prefeitura aguarda a liberação de recursos do governo federal para a construção de mais 22 creches.