Um novo golpe está usando o nome da Receita Federal para fazer vítimas em todo o Brasil. Segundo o órgão, pessoas que procuram operações de empréstimo ou financiamento em instituições bancárias ou financeiras têm recebido uma notificação com cobrança de valores referentes a IOF (Imposto sobre Operação Financeira) da transação. O documento, que é falso e remetido pelo correio, alega que o crédito será desbloqueado mediante o recolhimento do tributo.

continua após a publicidade

Na correspondência, atribuída a auditores-fiscais da Receita Federal, há dados bancários para depósito, além de uma assinatura falsa. Na notificação, é exigido o pagamento do imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF), para que os valores sejam desbloqueados.

Como evitar ser vítima?

A Receita afirma que não fornece dados bancários para recolhimento de impostos ou tributos. O recolhimento é feito “exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Ademais, a cobrança e o recolhimento do IOF são efetuados pelo responsável tributário, ou seja, pela instituição que conceder o crédito”.

Para o órgão, é possível identificar possíveis golpes em erros cometidos pelos criminosos, como equívocos na grafia de palavras, informações confusas ou contraditórias nos documentos recebidos.

continua após a publicidade

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem ir a uma unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou fazer uma denúncia pela internet, no site da Receita Federal.

Funcionários de carvoaria são mantidos como escravos na região de Curitiba

continua após a publicidade