Curitiba terá mais um binário, cuja velocidade máxima será de 50 km/h. A partir das 16h de quinta-feira (4), as ruas Nova Aurora e Ourizona, entre os bairros Umbará, Sítio Cercado e Bairro Novo, passam a ter sentido único e contrário uma da outra. A mudança será no trecho de 3 km entre as ruas Pinhalão e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O motorista que trafegar pela Rua Nova Aurora poderá seguir no sentido do bairro Umbará. Quem for pela Rua Ourizona vai na direção do bairro Alto Boqueirão. “A intenção é organizar melhor o fluxo de veículos, inclusive nas ruas perpendiculares ao binário, e facilitar a travessia ao pedestre”, explica a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella.

+Leia mais! Chefão do tráfico é cliente de funcionário de prefeitura que fraudava carteiras de identidade!

A velocidade máxima estipulada no novo binário será de 50 km/h. Próximo a escolas, além de a velocidade máxima cair para 30 km/h, haverá lombadas. Já no entorno de áreas que tenham grande tráfego de pessoas, como igrejas e comércios, a velocidade máxima será de 40 km/h. A prefeitura estuda ainda a implantação de radares nas duas vias.

“Equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) e da Guarda Municipal vão orientar os motoristas antes da mudança desde as primeiras horas de quinta-feira. A nova sinalização de trânsito também será ajustada nesta quinta.

Foto: Pedro Ribas/SMCS/Divulgação
Foto: Pedro Ribas/SMCS/Divulgação

Ronda e ciclofaixa

As equipes estarão em 65 cruzamentos do novo binário e permanecerão na quinta e sexta-feira. A Guarda Municipal também fará rondas de madrugada para orientar os motoristas até sexta-feira. Antes da implantação do binário, a prefeitura implantou novo asfalto e instalou semáforo e reduziu a velocidade no trecho.

O novo binário terá ciclofaixa na Rua Nova Aurora, no trecho entre a Coronel Joaquim Antônio de Azevedo e a Tijucas do Sul. Nas duas últimas quadras (da Rua São José dos Pinhais até a Tijucas do Sul), a ciclofaixa será compartilhada com os pedestres.

Menina de 3 anos precisa de ajuda pra fazer cirurgia e não ficar cega