O beijo pode ser mais que carinho entre duas pessoas: é também a troca de diversos tipos de vírus, sendo o da mononucleos um dos mais comuns. A infecção, conhecida como doença do beijo, acontece quando uma pessoa, em fase de eliminação do vírus, entra em contato com outra com um ferimento na boca.

continua após a publicidade

Estima-se que mais de 90% da população adulta entrou em contato com o vírus da mononucleose uma vez na vida, mas nem todo mundo desenvolve a doença, ou sabe que o vírus está no organismo.

Para evitar a transmissão, especialistas indicam sempre higiene e bom senso. Se perceber que a pessoa amada está com uma ferida na boca ou qualquer tipo de sangramento, deixe o beijo para outro momento.

Conheça um pouco mais da doença do beijo e evite a infecção nesse Dia do Beijo, lembrado na sexta-feira (13):

O que é a doença do beijo?

continua após a publicidade

Trata-se do nome popular antigo da mononucleose infecciosa. A mononucleose é uma doença causada por um vírus que tem por característica continuar no organismo, mesmo depois dos sintomas. O vírus permanece na garganta ou nas amígdalas do indivíduo que, periodicamente, o elimina pela saliva.

Quando eu posso pegar a doença do beijo?

Se você entrar em contato com uma pessoa que está eliminando o vírus, ainda que não esteja doente naquele momento, poderá adquirir a infecção. Até mesmo uma criança pequena pode pegar a doença se entrar em contato com uma gotícula da saliva do adulto ou outra criança que esteja em fase de transmissão do vírus.

Quais são os principais sintomas?

continua após a publicidade

Febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos – gânglios ou ínguas – na região do pescoço são sintomas mais comuns em adolescentes e adultos jovens, entre os 15 e 25 anos. Fique atento também se aparecem manchas vermelhas pelo corpo. A doença é capaz ainda de causar um aumento do fígado e do baço.

Esses sintomas tendem a durar entre duas a três semanas. Nos jovens a manifestação da doença é mais leve. Nos mais velhos, mais intensa.

Como é feito o tratamento?

Como não existe um remédio específico que cure a doença, são tratados os sintomas. Especialistas indicam repouso, porque a pessoa pode sentir fadiga e indisposição. Se houver aumento do baço, o descanso é fundamental, pois no caso de uma batida, o órgão pode se romper.

Outras doenças transmitidas pela boca

Não é só a mononucleose — há patologias que também podem ser transmitidas pelo contato íntimo, beijo ou mesmo compartilhamento de utensílios contaminados.

Uma delas é a herpes, causado por um vírus da mesma família da mononucleose. Da mesma forma também, o vírus da herpes simples Tipo 1 persiste por toda a vida das pessoas que tiveram a infecção. A cada cinco pessoas, uma vai apresentar lesões de herpes de forma recorrente.