Na RMC

Mulher chama o Samu dizendo que está com cólica e acaba dando a luz em quintal

Uma jovem de 22 anos ganhou um bebê no quintal de sua casa na tarde desta quinta-feira (9). O fato foi registrado em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, após a mulher sentir cólicas e solicitar apoio de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Assim que a equipe chegou ao local, percebeu que a situação era bem diferente, pois a jovem estava em trabalho de parto, com contrações a cada dois minutos.

De acordo com o socorrista Edilson Gonzales, a garota sabia que estava grávida e realizou todo o acompanhamento pré-natal, mas a pessoa que fez a solicitação ao SAMU não explicou isso. “O acionamento foi apenas para assistência e transporte a uma mulher com cólica. Então, levamos um susto quando chegamos lá”, relatou.

Diante da situação, ele e sua colega Adriana Silveira colocaram a gestante Izabela Santos na maca para que ela fosse atendida na Maternidade Alto Maracanã. “Só que, ali no quintal da residência, antes de chegar à ambulância, verificamos que a bebê já estava nascendo”. Segundo o socorrista, a jovem estava com a bolsa rompida e sentia contrações a cada dois minutos, o que inviabilizava a chegada ao hospital.

O parto foi realizado em frente à residência da jovem, onde familiares, vizinhos e a equipe do Samu ouviram o primeiro choro do bebê – uma menina. Depois de receberem os primeiros cuidados, a criança e sua mãe foram encaminhadas à maternidade. “Estou acostumado com este tipo de emergência, mas é a primeira vez que acontece no quintal. Com certeza, foi um privilégio inesquecível e marcante em nossas carreiras”, disse Gonzales.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Motorista para em sinaleiro e carro é destruído por incêndio