Moradia

Mutuários têm até o fim do ano para regularizarem dívidas da Cohapar com desconto

FOTO: Felipe Rosa / Tribuna do Parana - AGP

Os mutuários em dívida com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) têm até 30 de dezembro para regularizarem as prestações em atraso e colocar o financiamento da casa própria em dia. A oportunidade faz parte do Programa de Recuperação de Crédito, criado pelo governador Beto Richa em 2013, por meio da lei 17.627, com o objetivo de facilitar a obtenção da documentação definitiva dos imóveis.

O programa prevê a renegociação das dívidas de financiamento imobiliário com descontos progressivos com base no número de prestações a serem pagas. Quem pagar as parcelas atrasadas à vista terá isenção total nos juros. Atualmente, cerca de 17 mil famílias possuem mais de três prestações pendentes e são classificadas como inadimplentes. A média da dívida por mutuário é de aproximadamente R$ 3.500.

“Não queremos que as pessoas corram o risco de perderem suas casas por terem seus contratos cancelados. Esta é a última oportunidade para que os inadimplentes fiquem em dia com suas obrigações”, explica o diretor Administrativo-Financeiro da Cohapar, Geraldo Melo Filho.

Ano novo com prestações regularizadas

Todos os mutuários que se enquadram nos critérios do programa estão recebendo uma carta com um boleto para pagamento até 30 de dezembro. A equipe da Cohapar também está fazendo uma força-tarefa por meio de seus 12 escritórios regionais para garantir o atendimento individualizado dos interessados em todos os municípios paranaenses ainda este mês.

Segundo o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, a iniciativa visa primordialmente garantir a manutenção do direito à casa própria. “Mais do que uma questão meramente financeira, o governo estadual está preocupado em dar totais condições para que todas as famílias paranaenses tenham a sua cidadania e dignidade reconhecidas”, argumenta.

Quem desejar também pode buscar os postos de atendimento da Cohapar em Curitiba e escritórios regionais. O atendimento o acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h e pode ser feito pessoalmente até o dia 22 de dezembro. Mais informações disponíveis no site www.cohapar.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 645 0055.