Mutirão promove limpeza e conscientização no Xaxim

Um mutirão de limpeza, educação ambiental e orientação sobre a dengue está acontecendo ao longo desta semana, no bairro Xaxim. É uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba, o Ministério Público (Promotoria de Justiça das Comunidades) e a comunidade local.

No início da manhã desta segunda-feira (15), as equipes estavam concentradas na esquina das ruas Coronel Luiz José dos Santos e Jacob Romanichen, às margens de um afluente do córrego Evaristo da Veiga. “Esta ação era muito esperada por nós e há muitos anos não era realizada por aqui”, disse Antônio Roberto da Silva, que mora há 22 anos em frente ao córrego.

“Os maiores problemas que enfrentamos são o cheiro ruim muito forte que vem da água e também o medo da dengue”, afirmou. Ele disse que, com frequência, vê moradores despejando entulhos, móveis, colchões e até computadores velhos no rio. “Mas muitas vezes é gente de fora, que vem de outros bairros para jogar aqui”, comentou.

Por isso, segundo informou o coordenador técnico da Regional Boqueirão, Alessandro Presznhuk, a ação é feita em conjunto com as secretarias municipais de Obras, Saúde e Meio Ambiente. “É fundamental que o trabalho de limpeza seja acompanhado de educação ambiental, o que nunca havia acontecido antes”, disse.

As equipes que fazem esse trabalho abordam os moradores em suas casas, entregam folhetos com as orientações e explicam a importância de separar o lixo, de não jogar entulhos nos rios e de denunciar os flagrantes.

“Pedimos a colaboração da população para que relate crimes ambientais, de preferência com informações mais precisas”, informou Leandro Fernandes, biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que participa do trabalho. “Se alguém vem aqui e despeja lixo no córrego, o ideal é que o morador anote a placa do carro ou, se possível, tire uma foto”, disse.

Mutirão

Serviços de roçada, limpeza de rios e córregos, recolhimento do lixo doméstico depositado nas calçadas e prevenção contra a dengue envolvem o trabalho de dez equipes da Administração Regional Boqueirão e das secretarias municipais do Meio Ambiente, Obras e  Saúde.

A ação, que se estenderá até sexta-feira (19), acontece entre as ruas Coronel Luiz José dos Santos e Evaristo da Veiga, num trecho de 1,6 mil metros, às margens do afluente do córrego Evaristo da Veiga, beneficiando diretamente cerca de 400 famílias moradoras do bairro Xaxim.,

O aposentado Valdemar Bridi, que há 35 anos mora na região, relata que os problemas com alagamentos são constantes, devido à quantidade de lixo que existe no córrego. Em alguns trechos, as equipes de limpeza enfrentam dificuldade de acesso, em função de muitas construções irregulares que existem nas margens.

Otimista com o mutirão, Bridi comentou que nunca tinha visto uma ação tão completa, que incluísse limpeza e educação ambiental. “Acho que, a partir de agora, a tendência é que a situação comece a melhorar por aqui”, afirmou.