Dia D

É neste sábado! Curitiba terá mutirão de vacinação contra a gripe

Quem ainda não se vacinou contra gripe vai poder se proteger da doença no mutirão realizado pela prefeitura de Curitiba neste fim de semana. Ao longo do todo o sábado (12), todas as 18 unidades básicas de saúde da cidade estarão abertas para o chamado Dia D de vacinação, organizado pelo Ministério da Saúde em todo o país. O objetivo da ação é facilitar o acesso do público-alvo à imunização.

Leia mais: Ainda tem dúvidas sobre a vacina contra a gripe? Confira algumas informações!

Na capital, as unidades estarão espalhadas em todas as regionais e vão funcionar das 8h às 17h. Para receber a dose, basta apresentar um documento oficial e, dependendo do caso, a comprovação de que se enquadra em um dos grupos prioritários definidos pelo governo federal.

“O Dia D é uma excelente oportunidade para quem faz parte do público prioritário da vacinação, mas não pode ir à unidade de saúde durante a semana”, diz o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Alcides Oliveira. Ele lembra ainda que a vacinação será feita somente nas unidades básicas de saúde e não nas unidades de Pronto Atendimento (UPA), que são destinadas a casos de urgência e emergência médica.

Leia também: Supermercados apostam em promoções para agradar mães e filhos no Dia das Mães

A campanha nacional de vacinação começou no último dia 23 de abril e, em 18 dias, mais de 184,5 mil pessoas já se imunizaram em Curitiba — o que representa 40% da meta, segundo dados da SMS. De acordo com a pasta, a meta é vacinar 463,5 mil pessoas até o próximo dia 1º de junho.

O grupo prioritário foi definido pelo Ministério da Saúde de acordo com a vulnerabilidade e a possibilidade de complicações no caso de contrair gripe e inclui crianças entre seis meses e 5 anos incompletos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes e mulheres que acabaram de ter filhos, além de trabalhadores da saúde e professores.

Expansão e mortes

Na última quarta-feira (09), A Secretaria de Estado da Saúde confirmou a oitava morte em decorrência da gripe no Paraná. Ao todo, de acordo com o boletim, já são 73 casos da doença no estado — um aumento significativo em relação à semana anterior, quando 50 pessoas haviam sido diagnosticadas. Em Curitiba, foram 11 novos casos nesse período, totalizando 14 incidências neste ano. Ninguém morreu na capital por causa do influenza.

A prefeitura de Curitiba vai fazer um mutirão para vacinar a população contra a gripe neste fim de semana. Ao longo de todo o sábado (12), todas as 18 unidades básicas de saúde da cidade estarão abertas para o Dia D.

Procura reduz estoques da vacina da gripe em clínicas de Curitiba; confira o preço da dose