Fim de festa!

Músicos são presos durante apresentação após reclamação de moradores

Foto: Arquivo.

Quatro homens foram presos na noite do último sábado (25) enquanto realizavam uma apresentação musical em frente a um bar, na rua Trajano Reis, no bairro São Francisco, em Curitiba. Enquanto fazia sua performance, por volta das 21h30 de sábado, o quarteto foi abordado por policiais que realizavam uma operação na área central de Curitiba. A ação da Polícia Militar gerou tumulto entre as pessoas que estavam no local e o quarteto acabou preso por diversos crimes, entre eles perturbação do sossego e desacato à autoridade.

Os músicos seguem detidos na carceragem do 1.º DP, no Centro. A defesa de três integrantes do grupo afirma que já entrou com pedido de liberdade provisória e que aguarda a resposta do juiz. A audiência de custódia está marcada para esta terça-feira (28), as 16 horas.

Segundo a Polícia Militar, a operação realizada no último fim de semana foi resultado das reclamações de diversos moradores da região, que se queixam sucessivamente dos distúrbios causados pela atividade noturna da área. A ação foi feita pela Patrulha do Sossego, um braço da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), que localizou a banda realizando uma apresentação na calçada. Ainda de acordo com a PM, foi usado um decibelímetro para verificar a intensidade sonora da música e comprovar a infração. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, de 1998, o limite de intensidade sonora no período noturno é de 55 decibéis para zonas mistas, que abrangem áreas residenciais e atividades comerciais.

Já o produtor cultural Igor Moura estava no local e afirmou que o caso ocorreu de forma diferente do que foi relatado pela Polícia Militar. Em um post nas redes sociais, Moura disse que os PMs apreenderam parte do equipamento dos músicos – mesmo após eles terem atendido à determinação de parar de tocar. A reclamação teria vindo de um vizinho. Ele contou que um dos músicos tentou argumentar com os policiais e foi agredido.

Já a PM disse que, enquanto realizava a apreensão do equipamento, um dos integrantes da banda tentou resistir à apreensão e incitou quem estava no local, cerca de 90 pessoas, contra a patrulha, o que teria iniciado a confusão que se seguiu. A polícia conta que foi hostilizada de diversas maneiras e três agentes acabaram feridos levemente.

Sobre essa questão, Moura contou que três pessoas que presenciaram a situação se exaltaram após as agressões cometidas pelos policiais contra os músicos e também apanharam. Elas foram detidas. Segundo ele, o clima ficou ainda mais tenso após a chegada do Bope. “O cenário se transformou em um campo de batalha, onde a população indefesa precisou correr de policiais com cassetetes, armas e bombas nas mãos. Nós, amigos dos músicos, com medo, tivemos que recolher os instrumentos sob fortes ameaças e pessoas sendo agredidas não somente na rua Trajano Reis, como na praça do cavalo babão e entornos”, afirmou em uma postagem no Facebook.

Integrante do grupo Advogadas e Advogados pela Democracia, a advogada de defesa de três dos presos, Tania Mandarino, afirmou que o criminalista José Carlos Portella Junior, também integrante do grupo, entrou com pedido de liberdade provisória na noite de sábado, mas que a solicitação ainda não foi analisada pelo juiz. A expectativa da defesa é que os homens sejam liberados já nesta terça-feira (28). A defensora preferiu não dar mais detalhes sobre o caso, para não prejudicar o andamento da questão.

Crimes

Os homens foram encaminhados para a Central de Flagrantes e foram presos. De acordo com a Polícia Civil, o grupo segue detido na carceragem da 1.º DP, no Cntro da capital. Eles foram autuados por perturbação do sossego, posse de drogas para consumo, lesão corporal, desobediência, resistência à prisão e desacato à autoridade, crimes que somados fazem com que não seja possível o pagamento de fiança para sua liberação.