Faraó menino

Curitiba terá um museu pro mais famoso faraó do Egito

Foto: Carsten Frenzl/Wikimedia
Foto: Carsten Frenzl/Wikimedia

Com peças trazidas diretamente do Egito, Curitiba vai inaugurar mais um museu dedicado à cultura egípcia – desta vez, ao faraó Tutankhamon. O espaço, que ficará ao lado do Museu Egípcio da Ordem Rosacruz, terá dois andares e réplicas de peças encontradas na tumba do faraó descoberta em 1922. As peças foram confeccionadas pelo laboratório do Conselho de Antiguidades do Egito, no Cairo. O museu deve inaugurar no segundo semestre, em outubro.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A Ordem Rosacruz já abriga o maior complexo egípcio do país com uma exposição fixa, que é trocada uma vez a cada dois anos. O novo museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon, é uma parceria com o arqueólogo egípcio e cientista Zahi Hawass, especialista na história do faraó. O ambiente será organizado em quatro seções: a descoberta da tumba de Tutankhamon, a vida do rei, religião e vida após a morte e morte e sepultamento.

Quem ficou responsável por desenvolver o projeto museológico e museográfico, além do design e produção de materiais audiovisuais do museu é o Laboratório Rosso, empresa italiana que já desenvolveu dezenas de museus europeus.

De acordo com Hélio de Moraes e Marques, Grande Mestre da Ordem Rosacruz, essa será uma grande oportunidade de quem não foi ao egito conhecer a rica história do faraó. “O museu tem uma grande riqueza de conteúdo cultural, é uma oportunidade de conhecer um museu especial para quem gosta de egiptologia”, explica.

Ainda de acordo com Moraes e Marques, o museu gerará um impacto cultural na cidade de Curitiba. “Mais de 80% das peças já estão aqui e outras estão chegando da cidade do Cairo. São peças muito bonitas, vale a pena visitar”, destaca.

Residência de luxo do governo em ilha no Paraná vai virar escola