Na Praça Rui Barbosa

Motoristas e cobradores suspendem paralisação, mas protesto está mantido

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc) decidiu que os ônibus de Curitiba não vão parar de circular nesta quarta-feira (20), ao contrário do que havia sido anunciado anteriormente. Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, a direção do sindicato decidiu manter apenas um ato de protesto por mais segurança nos coletivos, mas definiu que o movimento não vai afetar o sistema de transporte da capital.

O ato desta quarta fazia parte do Setembro em Luto, movimento organizado para chamar a atenção das empresas e do poder público para o aumento da violência dentro dos coletivos. A categoria chegou a paralisar centenas de linhas por alguns dias, mas interrompeu as ações sob a alegação de que os motoristas e cobradores estavam sob ameaça de desconto de salário e demissão. Na época, o sindicato afirmou que ia focar seus esforços na paralisação do dia 20.

De acordo com o cronograma original, os trabalhadores fariam um grande ato que afetaria a circulação de ônibus por algumas horas. Contudo, segundo o Sindimoc, essa paralisação foi cancelada juntamente com as outras ações. Ainda assim, o sindicato destaca que os protestos na Praça Rui Barbosa vão acontecer, com previsão de início para as 15h. Na quinta-feira (21), a direção do Sindimoc volta a se reunir para definir o futuro do movimento.

A principal reivindicação de motoristas e cobradores é sobre a instalação de câmeras de segurança nos ônibus, fato que já é lei municipal desde 2011 (Lei 13.885/ 2011). Além dos dispositivos de gravação, a categoria pede também reforço na vigilância, além da criação de uma delegacia especializada em crimes contra o transporte coletivo.