Flagra

Motociclista e pedestre saem no soco em cruzamento movimentado de Curitiba

Foto: Marcelo Andrade

A briga entre um motociclista e um pedestre bloqueou por alguns minutos parte do cruzamento das ruas Marechal Deodoro e Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba, no fim da tarde desta terça-feira (28).

Segundo testemunhas, o pedestre atravessava pela faixa quando o sinal para os veículos abriu. O motociclista avançou antes de o transeunte terminar a travessia e os dois se estranharam. O motociclista parou para revidar a provocação, então o pedestre avançou na direção dele e o derrubou da moto.

Os dois trocaram alguns socos e chutes, mas logo algumas pessoas que passavam pelo local conseguiram separar a briga. Ambos foram embora e o trânsito no cruzamento voltou ao normal.

Infração de trânsito

Segundo o Detran-PR, situações como essa, em que o motorista deixa de dar preferência de passagem ao pedestre na faixa, se enquadram no artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Há duas infrações de trânsito possíveis.

Caso o pedestre não tenha concluído a travessia, mesmo que o sinal esteja verde para o veículo, a infração é gravíssima e a penalidade é multa de R$ 293,47. Já se o pedestre houver iniciado a travessia, mesmo que não haja sinalização a ele destinada, a infração é grave e a sanção é multa de R$ 195,23.

De acordo com o Detran-PR, não significa que o pedestre pode simplesmente atravessar quando o sinal estiver vermelho para ele. “O entendimento da lei é para caso o pedestre já esteja atravessando na faixa e o sinal fique vermelho, tenha ele iniciado ou ainda não concluído”, ressalta.