Susto

Princípio de motim em presídio da Lava Jato deixa agentes penitenciários feridos

Complexo Médico Penal de Pinhais. Foto: Rodrigo Cunha / Tribuna do Paraná

A remoção de um dos presos para atendimento médico no Complexo Médico Penal (CMP) em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por pouco não se transformou em rebelião na manhã desta sexta-feira (16). Houve um princípio de motim, com um agente refém, mas os ânimos foram contidos e a situação foi normalizada. Dois agentes ficaram feridos, mas sem gravidade, conforme a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR).

Alguns dos presos da Operação Lava Jato estão cumprindo pena no mesmo complexo.

Em nota, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) explicou a situação. “Houve uma tentativa dos presos da 3ª galeria do CMP de fazer um agente penitenciário como refém. No entanto, usando os protocolos de atuação e de segurança, a situação foi controlada em minutos, e a unidade está estabilizada”.

Ainda de acordo com as informações confirmadas pelo Depen, o agente penitenciário ficou ferido, mas com escoriações leves. Ele foi encaminhado para atendimento médico dentro do próprio CMP e passa bem.

Além deste funcionário, outro agente, que também estava no local, acabou ferido, atendido e passa bem. Um vídeo chegou a circular pelas redes sociais em que diziam ter sido filmado dentro do CMP, mas estas imagens não são do Complexo Médico Penal e ninguém morreu dentro da unidade.

O Depen informa ainda que a galeria em questão não está superlotada, ou seja, está dentro da capacidade, mas não deu detalhes sobre quantos presos estão no complexo penitenciário no momento.