Pioneiro

Morre Joseph Galiano, pioneiro do mercado imobiliário paranaense

Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

Morreu nesta quarta-feira (12) o empresário Joseph Galiano, fundador da Apolar Imóveis. Pioneira no processo de franquias no mercado imobiliário, a empresa fundada em Curitiba em 1969 hoje possui mais de 100 lojas no Paraná e em Santa Catarina, além de estar em expansão para o estado de São Paulo e ter conexões nos Estados Unidos, na França, em Portugal e no Uruguai.

Segundo Jean-Michel Galiano, um dos filhos de Joseph e que hoje comanda a empresa criada pelo pai, o empresário era um exemplo de caráter, correção e dedicação ao que fazia. “Ele é o testemunho de que é possível ter sucesso em cima do trabalho, com valores e princípios”, destacou.

Galiano nasceu em 1939, em Oran, cidade da costa mediterrânea da Argélia – na época, o país do norte da África ainda era um departamento francês –, e veio para o Brasil em 1959. Apenas em 1969 passou a atuar no ramo imobiliário na capital paranaense. Seu primeiro escritório foi na Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba.

O empresário foi um dos fundadores das associações dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), Paranaense dos Administradores de Imóveis (Apadi) e do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR).

De acordo com Jean-Michel, sua atuação nas associações de classe e de setor demonstram sua preocupação e seu empenho na valorização dos profissionais envolvidos com o mercado imobiliário. “Ele sempre atuou com a proposta de prestar os melhores serviços, sempre mantendo seus valores e princípios. Trabalhou e fundou essas entidades para ajudar a valorizar a profissão e o mercado”.

A Ademi-PR e o Secovi-PR emitiram nota de pesar em memória de Galiano. Segundo o Secovi-PR, associação da qual ele foi diretor e presidente, o empresário prestou mais de meia década de serviços ao mercado imobiliário e sua atuação servia como ‘inspiração’. Em 2015, foi agraciado com o título de ‘Comendador da Habitação’ pelo Secovi.

O empresário recebeu diversos prêmios, como o Master Imobiliário FIABCI (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) em 1995, Top Marketing – ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e Talento Imobiliário – Secovi, além dos Títulos de Cavalheiro pelo Centro Cultural Brasileiro de Pesquisas e Estudos Sociais e de Cidadão Honorário de Curitiba.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Cida sinaliza rompimento com Beto Richa