Luto

Morre, aos 85 anos, o jornalista Ayrton Luiz Baptista

O jornalista Ayrton Baptista, que atuou em vários veículos de comunicação do Paraná e foi secretário do estado em dois governos, faleceu neste sábado (23), em Curitiba, vítima de câncer no pulmão. A notícia da morte do jornalista foi dada por seu filho, Ayrton Baptista Junior, que também é jornalista e atualmente trabalha na rádio CBN.

Nascido na capital paranaense em 1933, Ayrton foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná por três mandatos (1970/1979) e da Federação Nacional dos Jornalistas (1977/1980).

Ayrton Batista, que estava com 85 anos, iniciou a carreira em 1955 no jornal Diário do Paraná. Contribuiu com diversos veículos paranaenses, como Tribuna do Paraná, Diário Indústria e Comércio, O Paraná, Umuarama Ilustrado, Diário do Noroeste (Paranavai), Metrópole (São José dos Pinhais), Tribuna do Vale (Santo Antônio da Platina) e Paraná Shop, entre outros.

O jornalista também ajudou a formar um grande número de profissionais de comunicação. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuou como professor do curso de Comunicação Social-Jornalismo.

Na década de 1970, Ayrton Baptista teve grande participação na política paranaense, exercendo o cargo de Secretário de Imprensa nos governos Haroldo Leon Peres (1971) e Pedro Viriato Parigot de Souza (1971/1973).

Parte da história do jornalista está contada na biografia “Quase Só Jornal”, lançada em 2009.

Ayrton Baptista deixa mulher, três filhos e três netos. O velório acontece no Salão Ecumênico da Assembleia Legislativa do Paraná, neste domingo, a partir de 9 horas. Sepultamento às 17 horas no Cemitério Parque Iguaçu.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

STJ nega pedido e Allana Brittes segue presa em Piraquara

Voltar ao topo