Moradores instalam sirenes em ruas no Jardim Social

Cansados dos assaltos, moradores do Jardim Social decidiram, por conta própria, instalar sirenes nas ruas como forma de prevenção e combate à violência. De acordo com o presidente do Conselho de Segurança do Jardim Social (Conseg-JS), Marcos Ferreira, a iniciativa é da comunidade.

Marcos acredita que as sirenes podem coibir ou, pelo menos, reduzir os índices de violência no bairro. “As dimensões reais do problema nos deixam muito preocupados e assustados com as proporções e a gravidade da situação”, completa. O projeto-piloto está sendo testado em apenas duas ruas, e as sirenes serão inicialmente monitoradas por 35 casas.

Comportamento

Ele explica que a ideia é criar um modelo comportamental preventivo. “Ações de mobilização coletiva são fundamentais para resultados positivos”, analisa Marcos. Moradores que foram vítimas da criminalidade contaram que, em alguns casos, o assaltante se passa por prestador de serviços como estratégia para coletar informações sobre a rotina dos moradores e depois agir na região.

As sirenes foram instaladas em pontos estratégicos, com raio de 500 metros de alcance, e são acionadas por controle remoto. Hoje haverá treinamento dos moradores sobre como utilizar o esquipamentos.