Moradores do Cachoeira reclamam de abandono

Andar três quilômetros para pegar um ônibus e ainda ter que enfrentar a poeira em dias secos, e o barro, quando chove. É esta a rotina de muitos moradores do bairro Cachoeira, em São José dos Pinhais, bem na divisa com Curitiba.

O ônibus que eles utilizam é o alimentador Ganchinho, que sai da Estrada da Balsa e vai até o terminal do Pinheirinho, na capital. Cansados de esperar anos por soluções para os problemas, ontem os moradores da região se reuniram novamente para reivindicar mais pontos de ônibus próximos às residências. Eles também não agüentam mais andar pela estrada sem asfalto, o que os faz, muitas vezes, chegar no trabalho cobertos de pó.

Um dos moradores da região, Leonço Pereira dos Santos, conta que vai buscar sua filha de 18 anos, todos as noites, por volta das 23h, no ponto final do alimentador Ganchinho.

“Ela trabalha em Curitiba e eu tenho medo de deixar ela vir sozinha do ponto pra casa. Se tivesse um ponto de ônibus mais próximo de casa seria bem mais fácil”, relatou.

Os familiares do casal Gabriel e Dalila Martins – que mora há 60 anos no bairro – também sofrem com o ponto de ônibus tão distante. “Minha nora e minha sobrinha pegam o ônibus todos os dias antes de amanhecer. Além de terem que andar os três quilômetros, ainda correm risco de serem assaltadas, pois aqui não tem iluminação nenhuma”, conta Dalila.

Os moradores do bairro também têm a opção de utilizar o ônibus Cachoeira. Mas o problema é que esta linha vai até São José dos Pinhais, o que torna o trajeto muito mais longo para quem vai para os bairros da região sul de Curitiba, ou mesmo para o centro da capital. Sem falar que têm que pagar duas passagens neste caso.

A reivindicação para aumentar o número de pontos para o alimentador Ganchinho – que vai até o terminal do Pinheirinho – é antiga. Em 2002, os moradores fizeram um abaixo-assinado com a reivindicação, mas até agora nada foi feito.

A Urbs informou que linhas alimentadoras não devem sair de dentro de Curitiba, porém ressaltou que isso poderá ser alterado na nova licitação para o transporte coletivo da cidade, que está prevista para ser aberta até o final deste ano. Ainda segundo a Urbs, várias reivindicações de moradores, inclusive esta, provavelmente serão contempladas na licitação.

Já o secretário de Obras de São José dos Pinhais, Gian Celli, disse que já existe um projeto para obras de pavimentação na Estrada da Balsa. Segundo ele, o projeto deve ser finalizado no final do mês que vem.

As obras, porém, não têm data definida para iniciar, uma vez que dependem de licitação – que será feita após o término do projeto – e de orçamento – que ainda não existe.