Reconstruindo!

Moradores de Bocaiúva do Sul ‘juntam os cacos’ após explosão de galpão

Foto: Gerson Klaina.

O domingo na Vila Angélica, em Bocaiúva do Sul, na Grande Curitiba, começou ao som de muitas marteladas. As batidas, quase compassadas, são o ruído da esperança das centenas de casas que foram danificadas com a explosão de um caminhão carregado com dinamite na tarde desse sábado (8). De acordo com a Defesa Civil do município, pelo menos 150 imóveis foram atingidos pela onda de choque ou pelos estilhaços que, por pouco, não mataram ninguém.

“Até agora são quatro desabrigados. Eles foram levados para a Casa de Passagem que é mantida pela Prefeitura porque não têm parentes para pedir ajuda”, conta André Rêgo, coordenador da Defesa Civil da cidade. No Hospital Municipal Santa Júlia, aproximadamente 80 pessoas foram atendidas com ferimentos leves, escoriações ou em estado de choque. “Por sorte não houve nenhum ferido grave nem óbito”.

O caminhão explodiu dentro do galpão de uma fábrica de explosivos que fica no bairro Aterradinho. O local fica próximo ao quilômetro 98 da BR-476, a Estrada da Ribeira.

Responsáveis

O dono da empresa foi preso ainda na tarde desse sábado por dano ao patrimônio público e privado. Segundo o delegado Mário Sérgio Bradock, ele também foi detido por ter colocado a vida de várias pessoas em risco. Várias pessoas já foram até a delegacia e registraram Boletim de Ocorrência, e o caso agora é investigado.

O delegado não informou se a fábrica estava com as licenças em dia, mas disse que há pelo menos outras 50 toneladas de dinamite no local.