No Centro

Monumentos da Praça do Homem Nu são novamente alvo de vandalismo e pichações

Estátua da Mulher Nua pichada no Centro de Curitiba. Foto: Aniele Nascimento

Alvo de um trabalho especial de limpeza das pichações há nove meses, a Praça 19 de Dezembro, conhecida como Praça do Homem Nu, no Centro de Curitiba, é alvo novamente de vandalismo. O rosto da estátua da Mulher Nua está pichado, como se tivesse sido maquiada, além de uma pintura no pescoço.

Em setembro de 2017, a Praça 19 de Dezembro passou por uma limpeza. A prefeitura, via Fundação Cultural de Curitiba (FCC), em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), fez a remoção das pichações nas obras e painéis do logradouro. O trabalho foi executado com material doado.

Inaugurada em 19 de dezembro de 1953, dentro do pacote de obras que celebrou o centenário da emancipação política do Paraná, a Praça 19 de Dezembro abriga obras de renomados artistas paranaenses.

Há um painel de granito em relevo assinado pelos artistas Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, que representa os ciclos econômicos do estado. Os dois artistas também assinam a autoria do obelisco, da estátua do Homem Nu, que homenageia o trabalhador paranaense, e da Mulher Nua, que representa a Justiça. Do lado oposto ao painel de granito está o painel de azulejos com desenhos de Poty Lazzarotto.

Remoção das pichações na Praça do Homem Nu termina nesta sexta; veja o antes e depois