Em uso

Módulo abandonado no Água Verde vai virar um café

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Abandonado há bastante tempo e alvo de vandalismo que resultou em incêndio em abril de 2018, um módulo policial na Praça Maria Bergamin Andretta, no Água Verde, no cruzamento da Rua Bento Vianna com a Avenida Água Verde, vai virar um café de 16 m². A cobertura com domos típica de Curitiba e as estruturas metálicas originais serão mantidas e recuperadas. A inauguração do Café Sete Expresso – Bizu está prevista para o próximo dia 22.

O espaço foi cedido por dois anos pela Prefeitura de Curitiba como uma parceria público-privada para o projeto Geração Bizu, que se dedica a reinserir na sociedade ex-detentos que cumprem pena monitorada, e aposta no café como uma maneira de gerar recursos para a entidade social.

O projeto é assinado pela arquiteta Ana Bonim, e será executado e coordenado pela construtora Mora Constrói, de Leopoldo Guimarães e Harison Borchardt. Todo o material e mão de obra foram doados. Além dos profissionais já citados, ajudaram a financiar a construção do café o Balaroti, a Terra Café, Núclep P3, Anua e Tintas Alessi.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

“Essa renovação urbanística traz benefício para vários atores, e prova que, com vontade, é possível fazer”, garante Leopoldo. “Os módulos policiais entraram em desuso e agora a prefeitura aposta somente em módulos móveis. Mas esses espaços continuam lá e precisam ser renovados. É a primeira experiência desse modelo.”

O café terá uma pegada urbana para valorizar o entorno e vai assumir uma linguagem brutalista, com bastante ferro e madeira aparentes. Caixotes de feira vão funcionar como prateleiras e os domos serão pintados de marrom. A operação do café, com horários de funcionamento, está em fase de definição e mais detalhes serão divulgados na ocasião do lançamento.

Módulo policial da Boca Maldita será reativado pela Guarda Municipal