"Ar nostálgico"

Mil postes republicanos serão instalados em Curitiba

O reforço na iluminação pública de praças e ruas situadas na região central de Curitiba ganhou um ar nostálgico e charmoso com os novos postes republicanos instalados no calçadão da Rua XV e em frente ao prédio da Prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu. Os equipamentos têm um novo sistema de iluminação, com lâmpadas de 250 watts de potência de vapor metálico de 3000 K, o que representa melhor luminosidade e eficiência energética.

A substituição dos postes republicanos faz parte do Plano de Iluminação Pública de Curitiba. Lançado há 15 meses, com investimento superior a R$ 90 milhões, o plano já tem 44% das ações concluídas, 40% em fase de execução e licitação e 16% em elaboração de projetos. 

Quase mil postes republicanos serão instalados na cidade. O trabalho foi iniciado na primeira quinzena deste mês e está dividido em dois lotes. O primeiro contempla a recuperação de 508 postes republicanos e sistema elétrico na Rua XV de Novembro, no Jardim Ambiental, no Jardim Botânico, e nas praças Osório, Zacarias e Santos Andrade. Também serão reparados outros 456 postes e sistema elétrico nas praças Eufrásio Correa, Generoso Marques, Tiradentes, Rui Barbosa, Nossa Senhora de Salete, entre outras, pertencentes ao lote 2. A previsão de término dos trabalhos é de 10 meses.

“Já estão instalados quatro postes republicanos em frente ao Museu Municipal de Arte, no bairro Portão, e outros quatro em frente à Prefeitura. Os dois lotes de obras foram iniciados”, comenta o engenheiro Marcos Padovani, responsável pelo acompanhamento do projeto pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Devido à complexidade dos serviços, foram elaborados novos projetos estrutural, luminotécnico, elétrico e para eficiência energética, além de novas especificações técnicas pelo Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas. “Também foi levada em consideração a futura manutenção do sistema, como acesso a elementos de conexão, aos componentes eletrônicos e barras de fixação dos postes”, explicou o diretor de iluminação, Fabio Ribeiro de Camargo.

Plano de Iluminação

O Plano de Iluminação Pública usa tecnologia de ponta para garantir economia de energia elétrica e melhorar a iluminação em áreas relacionadas ao transporte coletivo, equipamentos públicos e privados de maior uso pela população, além de grandes áreas de lazer, como parques e praças.

Com previsão de investimento total de R$ 90 milhões, o Plano dá prioridade à substituição de luminárias de vapor de sódio por vapor metálico ou LED (25% do investimento), manutenção da iluminação pública (16%), melhorias na iluminação pública de praças e parques (10%), ações para implantação do sistema inteligente de iluminação pública (5%), reparação de postes republicanos (4%), entre outras intervenções.