Ordem da Luz dos Pinhais

Michel Temer recebe maior honraria da Prefeitura de Curitiba nas mãos de Greca

Prefeito Rafael Greca com a primeira-dama Margarita Sansone, entrega a Comenda Ordem da Luz dos Pinhais para o ex-presidente Michel Temer. Foto: Pedro Ribas / SMCS.

O ex-presidente Michel Temer ingressou no grupo de personalidades condecoradas com a comenda da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais, honraria concedida pela Prefeitura de Curitiba desde 2018. Temer recebeu a medalha no fim da manhã desta quarta-feira (03) entregue pelo prefeito Rafael Greca, em solenidade no Palácio 29 de Março.

O prefeito explicou que a homenagem se deve às conquistas que Curitiba recebeu durante os dois anos em que Temer presidiu o Brasil, como o programa de macrodrenagem dos rios para prevenir enchentes, que ainda está em curso.

LEIA TAMBÉM:

>> Greca lembra vítimas da covid-19 de Curitiba em missa de Finados com celebração rara

“Foram ações que apoiaram a recuperação de Curitiba e garantiram o bem comum. O grande Sêneca disse que a essência da vida está em doar, receber e agradecer. E essa gratidão é o que traduz essa comenda ao insigne brasileiro Michel Temer, que contemplou a cidade de Curitiba com obras tão importantes”, justificou Greca.

Carreira política

Michel Temer nasceu na cidade de Tietê (SP), é advogado, professor, escritor e político. Antes de chegar à presidência da República trilhou uma longa carreira política.

Foi deputado federal por seis mandatos e presidiu a Câmara Federal em três ocasiões (1997-1998, 1999-2000 e 2009-2010). Após este período, foi vice-presidente, de 2011 a 2016, quando se tornou presidente e governou até 2019.

“É uma honra extraordinária receber esta medalha. Não é comum que um ex-presidente seja lembrado e quando isso acontece o meu sentimento é de gratidão e isso significa um reconhecimento ao meu modesto governo”, agradeceu o ex-presidente.

Ele fez questão de citar que conhece Greca há muitos anos e tem um apreço especial pelo prefeito e a primeira-dama, Margarita Sansone, também participante da solenidade.

“Eu tenho muita admiração pelo prefeito, por este casal extraordinário (Greca e Margarita), desde os tempos em que ele foi ministro do Esporte e Turismo e não é surpresa nenhuma que ele tenha sido escolhido três vezes para ser prefeito de Curitiba”, elogiou.

Luz dos Pinhais
Banhadas a ouro, as medalhas da Ordem Municipal são inspiradas na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, um dos mais importantes artistas da história do Paraná, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci.

A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba – verde bandeira com filete central vermelho ladeado por dois filetes brancos e dois dourados. Instituída pelo decreto municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem é constituída da medalha, de um diploma e da inscrição do nome dos homenageados em um livro de registros.

Também foram agraciadas com a homenagem personalidades como a atriz Fernanda Montenegro e a princesa da Dinamarca Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid.

Após a cerimônia, Temer e o prefeito foram recebidos em almoço pelo governador Ratinho Júnior, no Palácio Iguaçu.

Presenças

Participaram do evento o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia; o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva; o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Pier Pietruzzielo; o ex-governador Orlando Pessutti; o ex-deputado Renato Adur; o ex-secretário de Estado Giovani Gionédis; o deputado federal Sérgio Souza; e o deputado estadual Antônio Anibelli Neto.

O evento foi prestigiado também pelo vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, além de secretários e gestores da Prefeitura: Alexandre Jarschel (Administração); Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal e Ippuc); Cinthia Genguini (Comunicação); Vanessa Volpi (Procuradoria-Geral do Município); Luiz Damaso Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional); Rodrigo Araújo Rodrigues (Obras Públicas); José Lupion Neto (Cohab); Ogeny Maia Neto (Urbs); Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito); Bruno Rocha (Curitiba S.A); Tatiana Turra (Instituto Municipal de Turismo); Ana Cristina Castro (Fundação Cultural de Curitiba); Marilza Dias (Meio Ambiente); Maria Sílvia Bacila (Educação); e Lucas Navarro (Articulação Política).

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro