Curitiba

Mercado de Curitiba é interditado por vender queijos e iogurtes com a data de validade adulterada

Um mercado no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, que vendia produtos alimentícios com prazos de validade vencidos foi alvo de uma ação da Polícia Civil (PCPR) e Vigilância Sanitária que interditou o local na manhã desta quarta-feira (20). O responsável pelo mercado, um homem de 37 anos, foi preso em flagrante. Uma denúncia feita ao Ministério Público levou as equipes até o local.

Conforme informou a PCPR, o mercado já havia sido denunciado outras 24 vezes, desde o ano de 2006, por ofertar produtos impróprios para consumo. Além disso, a Vigilância Sanitária já havia autuado o estabelecimento aproximadamente 16 vezes pela mesma razão.

Dentro do mercado foram encontrados diversos alimentos com prazo de validade vencido, expostos na área de venda e também dentro do depósito. Entre os produtos estavam queijos, presuntos e iogurtes vencidos com data de 2018. Os alimentos eram mantidos em câmara fria. Caixas de cigarros paraguaios também foram encontradas no local.

Parte dos produtos apreendidos. Foto: Divulgação

Materiais como panos sujos com tintas, acetona e algumas canetas que serviam para apagar a data da validade dos produtos também foram encontrados pela PCPR. No local, os policiais civis constataram que em produtos do mesmo lote haviam datas de validade diferentes, o que evidenciava adulteração. Segundo os policiais, um produto com prazo de validade de 45 dias prescrito pelo fabricante era alterado para 210 dias, equivalente a sete meses.

O responsável pelo mercado foi preso e autuado em flagrante por indução do consumidor ao erro e falsidade material.  Os produtos alimentícios apreendidos foram encaminhados à criminalística, e se constatado que estavam impróprios para consumo, o homem também poderá responder por comercialização de produto impróprio ao consumo.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?