Vitória para Pietro!!

Menino de Curitiba ganha direito de ser tratado com remédio mais caro do mundo

Pai José Carlos e filho Pietro, diagnosticado com Atrofia Medular Espinhal tipo 1. Foto: Eliane Bontorin.

A família de um menino de Curitiba, de um ano e sete meses, diagnosticado com Atrofia Medular Espinhal do Tipo I (AME), ganhou na Justiça o direito de ser tratado com doses do remédio Zolgensma. O medicamento custa R$ 12 milhões e é considerado o mais caro do mundo. A dose da medicação, que tem a tecnologia chamada de terapia genética e por isso é tão cara, será aplicada nesta quinta-feira (10), no Hospital Oncopediatrico Erastinho.

A data foi batizada de “Dia Z” pelos amigos e familiares da criança. Pela decisão judicial, a União será a responsável pelos custos. A dose foi preparada especialmente para o paciente.

LEIA TAMBÉM:

>> Câmara acata quatro pedidos de cassação contra o mandato de Renato Freitas

>> Jovem e criança de Curitiba recebem pâncreas artificial, os primeiros do Brasil

Pietro Carlos Sampaio de Oliveira foi diagnosticado com AME aos dois meses de idade. Ele nasceu em 13 de junho de 2020. Segundo a família, a gestação foi tranquila, sem que a doença fosse detectada, mas quando ele foi crescendo os sintomas apareceram. A AME tem por característica o enfraquecimento dos neurônios motores. Há outros remédios e tratamentos no Brasil, como o acompanhamento multidisciplinar, mas nada que se compare aos efeitos do Zolgensma.

A neuropediatra do Erastinho, Adriana Banzzatto Ortega, especialista em AME, explica que, em duas semanas, após a dose do remédio, a família já deve começar a perceber melhoras. “São melhoras sutis, que a gente não consegue mensurar. Por exemplo, trazer a mão na boca, que levava muito tempo, que era muito lentinho, agora vai mais rápido. A cabecinha que tombava para o lado e, antes, o bebê não conseguia voltar na posição retinha, agora já deve conseguir fazer esse movimento”, destaca a médica.

A neuropediatra diz que o remédio é caro porque usa um tecnologia muito nova: a terapia genética ou geneterapia, que insere o gene faltante da AME para que o corpo do paciente comece a proteína de fortalecimento dos neurônios. “E através dessa proteína os neuronios motores que ainda estão vivos, mas muito fraquinhos, digamos assim, começam a ganhar força. Dessa forma, o paciente recupera a força”, explica.

Para a família, que chegou a organizar uma vaquinha on-line na expectativa de chegar aos R$ 12 milhões para comprar o remédio, o “Dia Z” foi muito comemorado, com direito a telão em frente ao hospital, bexigas, som e camisetas. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais do Pietro.

Neuropediatra do Erastinho, Adriana Banzzatto Ortega. Foto: Eliane Bontorin.

Segunda a Adriana Banzzatto, a conquista da família é a quarta ou a quinta do Paraná. “Já, no Brasil, foram cerca de 60 crianças que conseguiram o remédio. Seja por ordem judicial, seja por sorteio do laboratório ou que ganharam a dose durante a fase de testes para a aprovação da Anvisa”, disse. Não há informação sobre a fila de crianças que aguardam o uso do remédio.

O pai do menino é o técnico mecânico José Carlos de Oliveira. Lá no início do diagnóstico, ele contou que foi com cerca de 17 dias que os sintomas apareceram. O diagnóstico final veio aos dois meses. Pietro iniciou tratamento já nos primeiros dias da descoberta.

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro