Conservação da espécie

“Match” de onça-pintada faz sucesso nas redes; felino de Sorocaba encontra par em Curitiba

onça pintada
Zoo de Curitiba vai iniciar trabalho de reprodução de onças-pintadas. Foto: divulgação.

A chegada da onça-pintada macho, que veio do Zoológico de Sorocaba, interior de São Paulo, fez maior sucesso nas redes sociais. Rauni veio até Curitiba após dar “match” com a fêmea Maia. Agora, o jovem felino tem uma missão importante por aqui: ajudar no programa de conservação da espécie ameaçada.

Rauni chegou ao Zoo de Curitiba no final de setembro e ainda passa por um período de quarentena antes do famoso “date” com Maia. “Temos uma fêmea em idade reprodutiva, mas ainda há vários fatores a considerar, entre eles, a análise genética. Se tudo correr bem, eles poderão se reproduzir dentro do programa”, conta o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

LEIA TAMBÉM:

>> Dia das Crianças com presentes das Feirinhas de Curitiba; veja opções de brinquedos e preços

>> Museu Oscar Niemeyer vai abrir na véspera do feriado de 12 de outubro

O Zoo de Curitiba agora integra 11 dos 25 grupos nacionais de trabalho pela conservação de espécies em risco de extinção. O programa é fruto de um Termo de Cooperação Técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o ICMBio, a espécie é classificada como vulnerável. O tamanho populacional efetivo estimado das onças-pintadas no Brasil é menor do que 10 mil indivíduos. As principais ameaças são a perda e fragmentação de habitat, com a diminuição iminente dos remanescentes florestais por diversas causas, como a expansão agrícola, mineração, implantação de hidrelétricas, ampliação da malha viária. Há, ainda, a eliminação de indivíduos por caça ou por predadores. 

Vai, muriqui

Para o Zoo de Sorocaba, foi enviado um exemplar de muriqui-do-sul, espécie já reproduzida com sucesso pelo programa no Zoo de Curitiba, para parear com a fêmea do Zoo de Sorocaba. No Brasil, além de Curitiba, apenas o Zoo de Sorocaba mantém grupos reprodutivos de muriquis-do-sul, espécie classificada como criticamente ameaçada quanto ao risco de extinção. 

Outras várias espécies mantidas no Zoo contam com ações para a conservação, que incluem a reprodução e podem contemplar futuramente solturas na natureza. São elas: muriqui-do-sul; mico-leão-da-cara-dourada; macaco-aranha-da-testa-branca; tamanduá-bandeira; onça-pintada; lobo-guará; jacutinga; ararajuba; jacucaca; sagui-da-serra-escuro; harpia; mutum-do-sudeste; papagaio-da-cara-roxa, papagaio-chauá, papagaio-do-peito-roxo, papagaio-charão e papagaio-moleiro. 

Sobre a Maia

Maia é natural do Zoológico de Curitiba, filha do casal de onças-pintadas Angélica e Apolo, que foram encaminhados pelo Ibama, em 2006, vindos de uma apreensão. Apolo, infelizmente, morreu em decorrência da idade, em janeiro deste ano, ultrapassando a expectativa de vida da espécie em cativeiro, que é de 20 anos. Pelas estimativas, Apolo tinha 27 anos. Angélica, com seus cerca de 25 anos, continua em seu recinto.  

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro