enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Paraná

Atos em defesa da Lava Jato marcam dia em que operação completa 5 anos

Em Curitiba, concentração está prevista para 15 horas, na Boca Maldita

  • Por Gazeta do Povo
Foto ilustrativa: Albari Rosa/Gazeta do Povo

No dia em que a Lava Jato completa 5 anos, ao menos cinco cidades do Paraná têm atos programados em defesa da operação, neste domingo (17). A convocação, via mídias sociais, é encabeçada pelo Movimento Brasil Livre (MBL), que vê uma tentativa de acuar o Ministério Público Federal e enterrar a operação que desvendou uma amplo esquema de corrupção praticado por políticos, empresários e doleiros.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Em Curitiba, a concentração está prevista para as 15 horas, na Boca Maldita, no centro da capital. No mesmo horário, também foram marcados atos em Londrina, Maringá e Apucarana, no Norte e no Noroeste do estado. No Litoral paranaense, em Matinhos, a manifestação está prevista para 17 horas.

“Dessa vez é de verdade. Dessa vez eles podem sim enterrar a Lava Jato. Muita gente saiu às ruas no Carnaval, mas agora quem está te convocando não é nenhum bloco, é o Brasil, que precisa de você”, diz Renan Santos, integrante do MBL de Curitiba, em vídeo publicado em rede social.

+ Leia mais: Lava Jato é derrotada no STF com fatiamento de processos vetado pela Corte

Em Foz do Iguaçu, o MBL havia agendado ato para as 9 horas deste domingo, mas depois cancelou devido à “previsão de chuvas fortes”. Outras 34 cidades em todo país também devem abrigar atos pró-Lava Jato. Na capital federal, o ato deve ocorrer em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes.

Eles foram marcados em reação à decisão do STF que confirmou a competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes comuns conectados com crimes eleitorais. Na visão dos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, a decisão fere casos tratados ao longo dos cinco anos de existência da mega investigação e abre caminho para a impunidade de políticos corruptos.

+ Leia mais: Abordado pela Rone, rapaz é preso com drogas e ainda entrega amigo e o padrasto dele

Neste sábado (16), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) promoveu um ato de desagravo à força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba.

Mudança beneficia políticos

Atos de corrupção descobertos pela força-tarefa se destinavam a abastecer ilegalmente campanhas eleitorais, mas os membros do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Receita Federal se debruçaram apenas sobre a origem do dinheiro ilícito, abstendo-se de oferecer denúncias por crimes eleitorais. Assim, as investigações, e ações penais derivadas delas, ficaram sob o guarda-chuva da Justiça Comum, e não da Justiça Eleitoral.

+ Leia ainda: Lula terá que devolver coroa e outros presentes que recebeu quando era presidente

Agora, a partir da decisão do STF, os investigados, acusados ou condenados por corrupção que também estejam na mira das cortes eleitorais podem alegar a conexão entre os crimes, abrindo a possibilidade de transferência dos casos para a Justiça Eleitoral. Para o MPF, a Justiça Eleitoral não tem condições estruturais para avançar em crimes complexos, como aqueles tratados no bojo da Operação Lava Jato.

Confira os locais dos atos no Paraná

Curitiba: 15 horas, Boca Maldita

Apucarana: 15 horas, Praça da Matriz

Londrina: 15 horas, rotatória do Colégio Vicente Rijo

Maringá: 15 horas, sede da Justiça Federal

Matinhos: 17 horas, Praça Central

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Apelidado de ‘Bruce Willis’, jovem escapa da morte mais uma vez na Grande Curitiba

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

5 Comentários em "Atos em defesa da Lava Jato marcam dia em que operação completa 5 anos"


MAIOR DO ESTADO
MAIOR DO ESTADO
4 meses 1 dia atrás

advinha qual protesto a imprensa noticiou?? 4 retardado em washington gritando ”not him”

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

OCIMAR LUIZ BAZANI
OCIMAR LUIZ BAZANI
4 meses 1 dia atrás

O foco maior da manifestação,é pelo fechamento do prostíbilo stf.

MAIOR DO ESTADO
MAIOR DO ESTADO
4 meses 1 dia atrás

com a diferença que esse protesto do povo de bem dá resultado…

ao contrario da turminha papa capim e mortadela que atrapalha a vida dos outros no horário comercial (não fazem nada mesmo) e ninguém dá bola…

Otaviano Alencar
Otaviano Alencar
4 meses 1 dia atrás

Comentário de caçador de espantalhos. fica procurando inimigos de vermelho mesmo onde não existe. Parece até um robô. Que você tenha uma boa recarga nesse domingo.

Daniel Tozzi
Daniel Tozzi
4 meses 2 dias atrás

O maior do Estado já deve estar lá, com a bandeira brasileira nas costas, aquela que jamais será vermelha !!!!!!

Kkkkkkkkkkkkk

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas