Exames pelo SUS

Mamografia e Papanicolau serão agendados por telefone em Curitiba a partir de segunda

mamografia
Exame de mamografia. Foto: Ivonaldo Alexandre / arquivo Gazeta do Povo.

A partir da próxima segunda-feira (26) a central de tele atendimento da prefeitura para o coronavírus vai passar a agendar exames de mamografia e o preventivo cérvico-uterino, o Papanicolau, pelo telefone (41) 3350-9000. A medida visa melhorar o atendimento às mulheres de Curitiba, que deixaram de procurar as unidades de saúde por medo da pandemia.

LEIA TAMBÉMCuritibana antecipa parto do filho na luta contra câncer de mama em plena pandemia

“Para não precisar procurar uma unidade, vai ser possível agendar pela Central a mamografia e inclusive o seu preventivo de câncer uterino. A nossa equipe vai dar todas as orientações sem nenhum risco”, explicou a secretária de saúde Márcia Huçulak, durante a live sobre o boletim de coronavírus nesta sexta-feira (23).

Campanha nacional de vacinação

Além da novidade do agendamento de exames por telefone, a secretária também aproveitou a live para fazer um pedido a todos os pais, para que levem as crianças para a vacinação, principalmente a vacina contra a poliomielite.

“Todas as crianças abaixo de cinco anos tem que tomar aquela famosa gotinha. Leve seu filho, é bem importante. Nós estamos com uma baixa cobertura vacinal, apenas 20% de nossas crianças do nosso grupo alvo tomaram vacina até a data de hoje”, apela a secretária.