Sustentabilidade

Mais que ponto de ônibus, estações-tubo de Curitiba vão gerar energia limpa

estacao tubo
Estação-tubo Dom Pedro I, no Água Verde. Foto: Pedro Ribas / SMCS.

Um dos famosos cartões-postais de Curitiba, as estações-tubo, podem ser muito mais que um ponto de ônibus para biarticulados e ligeirinhos. Isto porque uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai começar a testar a sustentabilidade energética a partir de células fotovoltaicas que vão ficar em cima dos pontos de ônibus.

A estação-tubo Itajubá, localizada na Avenida República Argentina, será a primeira a ser testada. Os estudos serão iniciados em 2022 e fazem parte de um contrato formalizado nesta semana entre a UFPR e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

LEIA TAMBÉM:

>> Porsche apreendido em operação contra “trafigata” vira viatura em Curitiba

>> Aterro da Caximba está mais perto de virar usina de energia com Pirâmide Solar

Estação-tubo com placas fotovoltaicas. Foto: divulgação.

“Caminhamos para colocar em prática o conceito de sustentabilidade na estrutura do transporte de Curitiba”, ressalta a coordenadora do setor de Transportes e Mobilidade do Ippuc, Olga Prestes.

Com aporte de R$ 243.455,51 em recursos da Prefeitura, a UFPR será a responsável pela elaboração do projeto elétrico, aplicação e o monitoramento pelo período de um ano, com entrega de relatórios mensais. 

O trabalho integra as prioridades da Prefeitura, como parte dos programas estratégicos Viva Curitiba Tecnológica, Viva uma Nova Mobilidade Urbana e Viva uma cidade mais Sustentável, definidos no plano de governo 2021-2024 vinculados à geração de energia limpa, referendada pelo Planclima, e à sustentabilidade energética no transporte.  

O laboratório do Grupo de Dispositivos Nanoestruturados (DiNE/UFPR) ficará responsável por fazer acompanhamento técnico de todo o projeto, desde a instalação ao monitoramento do desempenho dos módulos solares de cada uma das duas estações-tubo.

Prova de conceito

Os testes a serem realizados pela UFPR seguirão prova de conceito já concluída pela Universidade, da geração energética a partir de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, chamados de OPV (Organic Photovoltaics) em estações-tubo, com base em estudos aplicados desde 2018 em uma estação cedida pelo município. Nos testes realizados pela UFPR, a energia gerada pelos painéis solares em um mês foi de aproximadamente 80 kWh, ou 7,3 kWh/m2 por mês. 

Serão instalados módulos OPV de fabricantes diferentes nas duas estações-tubo Itajubá. As estações foram escolhidas pela localização estratégica quanto à insolação e por estarem situadas no eixo sul que está sendo requalificado para receber o Ligeirão Norte-Sul. 

O laboratório DiNE/UFPR ficará responsável por fazer acompanhamento técnico de todo o projeto da instalação ao monitoramento do desempenho dos módulos solares de cada uma das duas estações-tubo. O projeto terá a gestão da física e analista em Ciência e Tecnologia da universidade, Anna Gabriella Tempesta, e supervisão da professora-doutora Lucimara Roman, do DiNE.

Próximos passos

Uma vez que a tecnologia seja validada em reais condições de uso e que se tenha um comparativo do desempenho dos módulos OPV de dos dois fabricantes, a Prefeitura Municipal de Curitiba poderá utilizar o relatório técnico para reproduzir o projeto em outras estações-tubo e corredores de transporte, entre eles o Leste-Oeste que está sendo projetado para operar com ônibus elétricos.

A contratação da UFPR pelo município se deu por dispensa de licitação, atendendo a Lei Federal 8.666/93, art. 24, inciso XIII, que prevê a “contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos”, nos moldes do decreto municipal 610/2019.

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna