Educação infantil

Mais mil vagas devem ser abertas nos CMEIs em Curitiba este ano

Mais de mil vagas devem ser abertas em CMEIs em Curitiba, em 2018. Foto: Valdecir Galor/SMCS
Mais de mil vagas devem ser abertas em CMEIs em Curitiba, em 2018. Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Prefeitura de Curitiba vai abrir dez centros municipais de educação infantil (CMEIs) nas regionais Bairro Novo, Tatuquara, CIC, Portão e Santa Felicidade para atender parte das crianças cadastradas para vagas em creches. A expectativa é atender, ao longo do ano, 1.033 crianças de 0 a 3 anos.

“Começaremos com 600 crianças em algumas turmas e depois vamos ampliar o atendimento”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Serão abertos neste ano os CMEIs Jayme Canet Junior, Ivo Arzua e Pedro Clayton Pelanda, no Sítio Cercado; Júlio Raphael Gomel e Tânia Brand, no Tatuquara; Lúcia Demeterco, no Campo de Santana; Maria do Rocio Ramina Maestrelli, na CIC; Dona Francisca Wisek, no Augusta; Santa Schier, no Guaíra; e Giovanna Serenato Panichi, no São João.

Em dezembro de 2017 foram abertos os CMEIs Milton Luiz Pereira, no Campo de Santana, e Jornalista Mussa José de Assis, no Ganchinho. Todas as 12 unidades foram inauguradas pela gestão anterior da Prefeitura, mas não funcionavam porque não estavam totalmente preparadas e sem os servidores designados para o trabalho.

Leia também sobre este assunto: Curitiba tem 12 creches prontas e sem data para inauguração

Além do remanejamento dos servidores, a atual gestão completou as unidades com móveis, eletroeletrônicos, cobertores, colchonetes e material pedagógico.

O primeiro contato com as famílias cadastradas para vagas e as visitas domiciliares começam em fevereiro, depois do início do ano letivo. As matrículas serão feitas em março. Crianças cadastradas que vivem em situação de vulnerabilidade social têm prioridade de atendimento.

Mais de mil vagas devem ser abertas em CMEIs em Curitiba, em 2018. Foto: Valdecir Galor/SMCS
Mais de mil vagas devem ser abertas em CMEIs em Curitiba, em 2018. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Crianças atendidas

A Rede Municipal de Educação e as unidades contratadas pela Prefeitura de Curitiba atenderam, em 2017, 47.200 crianças de 0 a 5 anos. Só nas escolas e nos centros municipais de educação infantil (CMEI) foram 37,9 mil crianças matriculadas nas turmas de Educação Infantil. Nos centros de educação infantil contratados pela Prefeitura foram atendidas mais 9,2 mil crianças de 0 a 5 anos.

A Secretaria da Educação garante o atendimento pleno das crianças de 4 e 5 anos, conforme estabelece a legislação. No caso das crianças de 0 a 3 anos, atualmente, a rede municipal e a contratada pela Prefeitura atendem a mais de 21 mil crianças nesta faixa etária. A meta do Plano Nacional da Educação é que 50% delas sejam atendidas até 2025.