Autuados!

Macaco que vivia há 30 anos em casa no Portão é apreendido pela polícia

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Quinze aves silvestres e um macaco foram apreendidos em uma ação do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, da prefeitura de Curitiba, nos bairros Tatuquara, Capão Raso e Sítio Cercado.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo as autoridades envolvidas na operação, três pessoas responsáveis pelos animais, além de autuadas, foram levadas pela Polícia Ambiental para prestar esclarecimento.

+Leia mais! Com carro roubado, homem deixa policial ferido e morre em confronto

O macaco apreendido, explicou a prefeitura, vivia no bairro Portão há cerca de 30 anos; as 14 aves em situação de comércio irregular foram apreendidas no Tatuquara; e mais um sabiá, vítima de maus-tratos, estava no Sítio Cercado.

Foto: Valdecir Galor/SMCS
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Alvo de denúncias, a proprietária de uma casa no Capão Raso, em que vivem dois papagaios, foi notificada para fazer adequação das condições da gaiola e de alimentação dos animais.

O trabalho é um esforço para combater o tráfico de animais silvestres e a sua retirada ilegal da natureza. A equipe buscou confirmar a existência de animais em situação de maus-tratos e/ou com irregularidades nas documentações exigidas para a manutenção de animais silvestres. Havia algumas denúncias da população via Central 156.

+Viu essa? Com carro roubado, homem deixa policial ferido e morre em confronto

“A origem ilegal desses animais invariavelmente tem vínculo com o tráfico ou com a captura irresponsável diretamente na natureza. Quem adquire um animal silvestre ilegal compactua e fomenta o tráfico que é um dos grandes responsáveis pela extinção de espécies no Brasil”, reforçou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

Foto: Valdecir Galor/SMCS
Foto: Valdecir Galor/SMCS

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Com carro roubado, homem deixa policial ferido e morre em confronto