Registro histórico

Livro “Dinamite – uma tragédia em Curitiba” marca 46 anos de explosão de caminhão no Cabral

Capa da Tribuna do Paraná mostra a explosão de um caminhão de dinamite em detalhes. Por pouco o caso não virou uma tragédia bem maior. Foto: Reprodução

O livro “Dinamite – uma tragédia em Curitiba”, da escritora e jornalista curitibana Anna Carolina Azevedo, 36 anos, que será lançado em formato ebook e distribuído de graça na próxima sexta-feira (2), conta a história de um caminhão carregado de dinamite que explodiu no Cabral, em Curitiba, em 1976.

A data de lançamento marca os exatos 46 anos da tragédia que deixou três vítimas fatais, mais de 100 feridos e que ficou conhecida como o “dia do cogumelo”, em referência à nuvem de poeira e fumaça que tomou o céu da capital.

A história é contada em formato de livrorreportagem, que traz uma apuração detalhada da explosão e apresenta os desdobramentos em toda a região e o
trabalho dos jornalistas para tentar verificar, com as limitações da época, o que estava ocorrendo. Por meio de uma narrativa literária envolvente, são relatadas as histórias das famílias diretamente envolvidas no caso.

+ Veja também: Líder do Iron Maiden, Bruce Dickinson dá rolê aleatório por Curitiba. veja em fatos e fotos

Muitos curitibanos se lembram desse acontecimento trágico. Alguns porque
testemunharam as consequências da explosão em suas próprias vidas; mas muitos
ouviram seus pais e avós contarem sobre o caso do “dia do cogumelo”.

“Este é um livro que torna possível uma nova repercussão sobre a explosão de 76 ao recontar uma das principais tragédias ocorridas em Curitiba. É uma forma de
inventariar a memória coletiva das pessoas afetadas pelo fato, retratando as particularidades do contexto histórico-social nos meados da década de 70 e operando como instrumento de registro memorial da cidade”, destaca a Anna Carolina.

Produzido originalmente em 2008, após ampla pesquisa em acervos de jornais da época, incluindo os arquivos da Tribuna do Paraná, a obra agora retorna em versão revisada e ampliada, em um projeto com incentivo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O livro teve a sua primeira versão circulando em 2010, impresso pela Imprensa Oficial do Paraná e lançado pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC).

“Em 2008, eu estava me formando e a história se tornou o meu projeto de conclusão de curso. Na época, mil exemplares impressos chegaram a circular no Paraná, com lei de incentivo, mas poucos vieram para Curitiba. Agora, decidi retomar o projeto pela FCC para que esta memória trágica, mas curiosa, chegue ao máximo de pessoas possível”, diz a autora.

Capa do livro de Anna Carolina Azevedo

Spoiler

O livro conta que o caminhão de carga era um Merces-Benz, carregado com 1.550 kg de dinamite. Ele explodiu na Rua São Luiz, em trecho da via rápida bairro-centro do Cabral, nas proximidades da esquina com a Rua Doutor Manoel Pedro.

+ Leia mais: Caixa libera saque de R$ 24,6 bilhões “esquecidos” do PIS/Pasep. Você tem direito?

Sobre os personagens, a autora afirma que o personagem principal da história é a explosão, mas há muitas curiosidades ao redor do acontecimento. “Costumo dizer que o principal personagem é a explosão mesmo, que envolveu muita gente. Mas dá pra citar como exemplo de personagem o João Mateus dos Santos, uma das vítimas fatais da tragédia. ele era agente penitenciário do Presídio do Ahú. E também o João Elias Adaime, que era repórter de O Estado do Paraná e flagrou o exato instante da explosão, acompanhado do fotógrafo Célio Barbosa e do até então motorista do jornal, o Orlando Kissner. O Orlando decidiu se tornar fotógrafo depois disso, se tornando um dos maiores nomes da fotografia não só do Paraná, como do Brasil”, conta a Anna Carolina.

Autora mostra versão em e-book do livro DInamite. Foto: Guilherme Custódio / Divulgação

Lançamento

O livro será oficialmente lançado no dia 2 de setembro, em evento virtual aberto a
todos. Para participar é preciso se inscrever no link que está disponível na página da Canô Produções, responsável pelo projeto. Após o lançamento, o livro estará disponível gratuitamente para download nos formatos ePub e Kindle.

Serviço

Lançamento do ebook “Dinamite: uma tragédia em Curitiba”

Autora: Anna Carolina Azevedo

Data: Sexta-feira, 2 de setembro

Horário: 19h30

Inscrições: No link – www.instagram.com/canoproducoes

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.