Obras sem fim

Linha Verde nunca vai terminar? Curitiba rescinde contrato de trecho em obras

Obras do Lote 4.1 da Linha Verde Norte, trecho entre a Estação Solar e Estação Atuba. Foto: Daniel Castellano / SMCS.

O contrato com o consórcio responsável pelas obras do Lote 4.1 da Linha Verde Norte (BR-476) foi rescindido nesta segunda-feira (20) pela Prefeitura de Curitiba. A rescisão ocorreu, segundo a prefeitura, pelo não cumprimento do contrato por parte do Consórcio Estação Solar, formado atualmente pelas empreiteiras Vale das Pedras e Construtora Triunfo S/A. As obras nos 2,84 quilômetros do trecho deveriam ter sido finalizadas em novembro deste ano, mas menos de 20% dos serviços foram executados. 

O Lote 4.1 corresponde ao trecho entre a Estação Solar e Estação Atuba, nas proximidades da Avenida Mascarenhas de Moraes. A prefeitura vai abrir novo edital de licitação para dar continuidade às obras. Os recursos estão assegurados pela administração.

LEIA TAMBÉM:

>> Primeiro dia com novo semáforo no Trevo do Atuba, em Curitiba, é de trânsito caótico

>> Consumidores vão receber pelo Nota Paraná retorno do ICMS na hora de abastecer

Segundo a prefeitura, as obras tiveram início em 2 de dezembro de 2019. O prazo para término dos serviços era de 720 dias. Nesse período, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), foram feitas mais de 95 notificações e ou intimações ao consórcio, entre elas em decorrência de atrasos. Conforme a pasta, o cenário de execução dos serviços demonstra que uma nova licitação é a forma mais rápida de concluir o trecho.

Folha de pagamento em dia 

Como informa a prefeitura, os serviços executados foram pagos em dia, tendo inclusive sido aplicado reajustes solicitados pela empresa e já formalizados. 

A informação divulgada pela administração pública é que o valor pago de serviços medidos e executados incluindo reajustes, neste contrato, foi de R$ 14.902.037,64. O saldo do contrato reajustado, que ainda deveria ser desembolsado para conclusão da obra, é de R$ 68.019.484,64.

Nova licitação 

Com a rescisão do contrato, o município segue agora com os procedimentos legais como estudo do remanescente da obra para prestação de informações junto à Caixa Econômica Federal – agente repassador dos recursos da OGU (Orçamento Geral da União) /PAC Mobilidade –, além da estruturação do novo processo de licitação das obras no trecho.

Histórico

O Lote 4.1 é o trecho geográfico final da Linha Verde – que é o sexto eixo de transporte e de integração viária de Curitiba – entre a Estação Solar e Estação Atuba, numa extensão aproximada de 2,84 km, nos limites entre Curitiba e Colombo, região metropolitana.

O consórcio Estação Solar assumiu as obras no lote 4.1 após ter sido feito o distrato com a empresa Terpasul, que foi a vencedora original do lote, com o Consórcio Estação Solar tendo ficado em segundo lugar.

O Lote 4.1 foi licitado em 24 de julho de 2018. As propostas foram abertas em 16 de agosto de 2018 e a homologação da vencedora, Terpasul, ocorreu em 30 de outubro de 2018. A ordem de serviço para a execução dos trabalhos foi assinada em 7 de novembro.

As obras tiveram início em novembro de 2018 e a previsão era que fossem entregues até o final de 2020.

Com apenas 4,16% dos serviços executados e após 144 notificações decorrentes de atrasos e inconformidades na execução da obra, foi feito o distrato com a Terpasul em agosto de 2019.

Conforme estabelece a lei, o segundo colocado, Consórcio Estação Solar, assumiu a obra do lote 4.1, tendo iniciado os trabalhos em dezembro de 2019, com o prazo de 720 dias para conclusão, que não foi cumprido pela empresa.

Ísis descobre que está grávida
Elas por Elas

Ísis descobre que está grávida

Eriberto encontra Eliana desmaiada
Renascer

Eriberto encontra Eliana desmaiada

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro