Que bizarro!

Leilões judiciais em Curitiba vendem de vestidos de noiva a caixões de defunto; veja!

Objetos que vão a leilão no Paraná. Foto: Divulgação

Via de regra, a gente já está bem familiarizado com leilões judiciais. Se você não paga o financiamento de um carro ou de uma casa, o banco ou financeira, que são reais proprietários dos bens até que você termine de pagar, podem retomá-los judicialmente e colocá-los em leilões pela melhor oferta. Mas existem outros leilões em que você pode comprar simplesmente de tudo, até caixões, a “casa” de seus restos mortais por toda a eternidade.

+ Leia mais: “Retrovisor de aço” de Ligeirinho derruba três postes em Curitiba. Carros foram danificados

As varas da Justiça do Trabalho mandam para leilão todos os bens que réus de processos trabalhistas nomeiam como garantidores de dívidas. Por exemplo, se fulano é empregador e entra em desacordo com o seu empregado, levando este a processá-lo por dívidas trabalhistas, o empregador precisa indicar para a Justiça bens que, sozinhos ou somados, tenham valor financeiro suficiente para honrar a dívida do processo caso a Justiça decida em favor do empregado.

Isso faz com que objetos diversos acabem indo a leilão. Se o réu não tem um carro ou uma casa, ele pode indicar outros bens, como os produtos que ele fabrica (em caso de indústrias), ou mesmo móveis, obras de arte, equipamentos eletrônicos e até, pasmem, caixões para defuntos.

Segundo o leiloeiro Helcio Kronberg, o item mais curioso já leiloado por ele foram dois cachorros da raça husky siberiano, dados como garantia em uma ação trabalhista.

+ Veja também: Curitiba Volksfest reúne exposição de carros antigos, gastronomia, circo e rock em Curitiba

Normalmente os leilões da Justiça do trabalho vão para a 1ª hasta pública (que é o leilão propriamente dito) pelo valor de avaliação do bem. Caso não haja interessados, os bens serão novamente leiloados, em 2ª hasta (ou mais, caso necessário) por 50% do valor da avaliação. O leiloeiro tem autorização da Justiça para aceitar valores menores que os 50%, mas ai a decisão vai para o juiz.

Além disso, têm os leilões por dívidas de impostos e também a perda de bens em processos de falência. Para todos os arremates, é obrigatório o pagamento de uma taxa de 5% do valor de avaliação para o leiloeiro.

>>> WEBSTORIES: Clique aqui para ver a lista dos itens mais curiosos atualmente em leilão no Paraná

Já comprou alguma coisa diferente em leilões? Deixe seu comentário nesta matéria.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



BBB 24: Conheça os curitibanos que já participaram do reality IPVA 2024: os 5 carros com o imposto mais caro no Paraná Previsão do tempo Curitiba tem chuva: Verão dá uma trégua? Natal em Curitiba: fotos da apresentação do Palácio Avenida Paul McCartney em Curitiba: Veja fotos e vídeos do show no Couto Pereira